O que existe no céu que gira em volta?

Perguntado por: lvarela . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Satélites são estrelas que se movem em torno de um planeta e não possuem luz própria. A Lua é um satélite e gira em torno da Terra.

Resposta: Nem todos os pontos luminosos que vemos no céu nocturno são estrelas. Entre esses pontos luminosos, consoante a época do ano, encomtram-se também os planetas Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno. Todos eles são bastante brilhantes. Os planetas Mercúrio, Vénus e Marte reflectem a luz do Sol.

A observação de satélites é geralmente feita a olho nu ou com o auxílio de binóculos, já que a maioria dos satélites de órbita terrestre baixa se move muito rapidamente para ser rastreada facilmente por telescópios.

A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites.

O Sol gira, mas não como a Terra. Isso porque, apesar de seu centro e atmosfera fluidos, a Terra gira (mais ou menos) como um corpo rígido, tudo girando a (novamente: mais ou menos) mesma velocidade. 1 dia é 24 horas, não importa onde você esteja na Terra. O sol, no entanto, manifestamente não é um corpo rígido.

Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

Estrelas são grandes esferas compostas de gás Hélio e Hidrogênio em constante processo de fusão nuclear.

Os satélites parecem brilhar porque refletem a luz do Sol que incide sobre eles. Como estão a centenas de quilômetros de altura, eles continuam a receber a luz solar algumas horas após o pôr do sol e algumas horas antes do nascer do sol e por isso podem ser vistos durante a noite.

Porque as estrela mudam de lugar? Uma observação mais cuidadosa revelará que as estrelas mudam lentamente de posição e que cada estrela possui seu próprio movimento. Este movimento é devido ao verdadeiro movimento das estrelas em relação ao Sol e ao sistema solar através do espaço.

O brilho da Lua é reflexo da luz do Sol. Da mesma forma que os planetas, ela não tem luz própria. O observador terrestre vê partes diferentes da Lua iluminadas pelo Sol, enquanto ela se movimenta ao redor da Terra.

Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra.

Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.