O que existe depois do mar?

Perguntado por: ivasconcelos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas.

Assim como na plataforma continental, os materiais que recobrem essa região são predominantemente areia, rochas e lama — composta por sedimentos minerais e restos de organismos marinhos.

Somos cercados por água, mas a verdade é que não conhecemos quase nada do fundo do mar. Segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OIH), após 200 metros de profundidade, só desbravamos 10%. Para alguns cientistas, o universo sob as ondas é menos conhecido do que a superfície da Lua.

"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.

As profundezas das águas oceânicas guardam condições de vida desafiadoras. Apesar disso, há vida no fundo dos oceanos. Exige-se, porém, que os seres vivos e organismos que moram nessas regiões marinhas sobrevivam à escuridão, frio intenso e escassez de comida.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.

Muitos são os mistérios que cercam os mares e oceanos espalhados pelo planeta, entre eles, o mais profundo do mundo. Localizado no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Marianas, a Fossa das Marianas é considerado o local de maior profundidade do mundo, alcançando 11.034 metros de profundidade.

O fundo do mar se estende pela esteira oceânica profunda, um verdadeiro subsolo sob o oceano. A 200 metros abaixo do nível do mar, quase não há luz. A partir de 1.000 metros, trata-se de um mundo de escuridão absoluta e um frio entre zero e quatro graus Celsius. A pressão é cem a mil vezes maior do que na superfície.

Onde está o Titanic? As ruínas do Titanic estão em um lugar descrito por Ballard como um "piso acarpetado por detritos e depressões de sedimentos" no estudo "The geology of the Titanic site and vicinity", publicado três anos após a descoberta dos destroços.

“Onde a terra se acaba e o mar começa”.

O interior da Terra é formado por camadas parecidas com as de uma cebola. A última delas (a mais profunda) é o núcleo interno sólido de ferro e níquel, que tem um raio de 1,2 mil km, aproximadamente três quartos do tamanho da Lua.

O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

um mega vírus do fundo da fossa das Marianas Então por que essa descoberta é assustadora bem em primeiro lugar porque é um vírus e em segundo lugar é exatamente mega. é quase 40 vezes maior do que o coronavírus. que ainda não se acalmou e continua.

Oceano Pacífico

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Em 2020, a equipe anunciou a descoberta do planeta d, do tamanho da Terra e zona habitável, que está em uma órbita de 37 dias, junto com outros dois mundos.

Pressão debaixo d´água
A pressão da água aumenta 1atm a cada 10 metros debaixo d'água. A média de profundidade dos oceanos é de 4 quilômetros, sendo o lugar mais profundo (Fossa das Marianas) em torno de 11 quilômetros. Imagine a força que a pressão exerce nos corpos a essa profundidade!

Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.

A equipe de Gilberto Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez um detalhado estudo morfométrico – ou seja, determinou as formas e o tamanho – da lagoa Palmas, em Linhares, perto do litoral capixaba, e concluiu que seu ponto mais fundo atinge 50,7 metros (PLoS One, 18 de novembro).