O que evitar quando se toma corticoide?

Perguntado por: icordoba4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço. Melhore a ingestão de proteínas e controle a ingestão de carboidratos. EM alguns casos também é necessário o ajuste de potássio na dieta.

Os efeitos colaterais do corticoide são mais comuns em casos de uso prolongado. Entre eles, a pessoa pode ter cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia, aumento de colesterol e de triglicerídeos, dor de cabeça e glaucoma.

O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto. Ele pode ficar “inchado”, arredondado, o que os médicos chamam de “moon face” ou “face de lua cheia”.

O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

O uso de corticoide também pode aumentar os valores da glicose no sangue, o que requer que o paciente evite a ingestão de alimentos com açúcar, como doces e chocolates.

A prednisona, um tipo de cortisona, tem forte efeito anti-inflamatório e é utilizada contra artrite. Drogas com efeitos hormonais, como antipsicóticos e esteroides e anticonvulsivantes também causam ganho de peso.

Se os sintomas não desaparecem, pode-se aumentar a dose do corticoide em 10 a 15% e manter essa dose por 2 a 4 semanas. Se não ocorrer melhora dos sintomas, será necessário dobrar a dose da prednisona.

Pois assim, evitamos que o corpo do paciente sinta falta da cortisona”, diz ele. Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose.

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.

O paciente poderá amenizar os efeitos fazendo uso de dieta hipossódica (redução do sal) e hipocalórica (baixas calorias), além de realizar atividade física regular”.

Por isso, os médi- cos aconselham seus pacientem a tomarem os corticoides no período da manhã para tentar “imitar” a liberação natural do CORTISOL no organismo e assim, tentar diminuir a ocorrência de efeitos colaterais.

Álcool e corticoides: os corticoides são metabolizados de forma mais lenta. O álcool pode atrapalhar o efeito esperado desta medicação. Enfim, estando tomando alguma medicação, o paciente deve sempre consultar o médico quanto à possibilidade de tomar ou não alguma bebida alcoólica.

Afinal, como desinchar o rosto?

  1. Beba mais água e coma mais vegetais.
  2. Lave o rosto inchado com água fria.
  3. Realize uma massagem facial.
  4. Vitamina C e protetor solar no rosto inchado.
  5. Não pule os exercícios físicos.
  6. Aplique um creme na área dos olhos.

Explicando sobre a insônia do corticoide
Muito estresse pode manter o corpo acordado e a mente estimulada ao esgotar as glândulas supra-renais; os corticosteróides podem fazer a mesma coisa, causando estragos em todos os sistemas que permitem relaxar e dormir, causando insônia e sonhos desagradáveis.

A prednisona é uma droga poderosa, muito útil no tratamento de doenças graves, como vasculites, cânceres, doença do colágeno ou situações de grande inflamação. O seu uso, entretanto, deve ser muito criterioso, principalmente se o tempo estimado de tratamento for maior do que 2 a 3 semanas.

Principais efeitos colaterais do corticoide
Os efeitos colaterais mais comuns são: Osteoporose e fraturas. Supressão adrenal. Diabetes.

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.

Tem efeito antisséptico e antibiótico
Vale lembrar, porém, que o limão não deve substituir os medicamentos prescritos pelo médico, e sim ser utilizado como um complemento ao tratamento.

PARA QUE SERVE Prednisona? O medicamento é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, que afetam as glândulas, doenças osteomusculares, que afetam ossos e músculos.

Distensão abdominal; diarreia ou constipação; náuseas; vômitos; perda do apetite (que pode resultar em perda de peso), irritação do estômago. Hidroeletrolíticas: Retenção de sódio; retenção de líquido; insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis; alcalose hipocalêmica e aumento da pressão arterial.