O que evitar no desmame?

Perguntado por: lfreitas3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Fique tranquila!

  • 1- Seja prática com suas emoções.
  • 2- Para evitar o desmame encontre alguém para te ajudar.
  • 3- Faça uma rotina de amamentação.
  • 4- Arrume um canto para amamentar no trabalho.
  • 5- Aprenda a ordenhar.
  • 6- Conheça os copinhos e as mamadeiras.

A interrupção prematura da amamentação pode acarretar perigos, uma vez que, além de diminuir a mortalidade, o leite materno diminui a incidência e a gravidade de doenças como diarréias, infecções respiratórias, otites médias, infecções urinárias e doenças alérgicas.

Alterações fisiológicas durante o desmame
Como o leite já não é retirado com regularidade, as glândulas mamárias distendem e a produção de leite diminui gradualmente. As mamas tornam-se ingurgitadas com a compressão dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo de sangue e de oxitocina para as células mioepiteliais.

Secar o Leite Materno Naturalmente

  1. Compressa Gelada. Compressa Gelada: realizar o procedimento por 15 minutos algumas vezes ao dia, sugere-se de 3 a 6 vezes ao dia. ...
  2. Apertar os Seios com Faixa. ...
  3. Chás Que Ajudam a Secar o Leite Materno.

Não fale do desmame na frente do bebê, nem mesmo se você acha que ele não está ouvindo.
...
Dedique tempo para a criança.

  1. Brinque no chão, volte a ser criança.
  2. Inclua a criança na rotina de casa: Convide a ajudar na cozinha, limpar a sala, pendurar roupas.
  3. Mostre que confia nele. Dê pequenas tarefas, adequadas para a idade.

Desmame Sem Risco do Leite Empedrar
Caso o bebê pare de repente e desmame por conta, você realiza a ordenha, e ao poucos diminua a quantidade e o tempo das ordenhas. Isso fará com que o leite diminua e além disso, te ajuda a não sofrer com a mama empedrada durante este período.

A especialista destaca que quando existe dor e vermelhidão na área, é necessário realizar medidas de conforto. “Vale ordenhar o mínimo possível para eliminar incômodos e fazer compressas geladas sobre a mama”, aponta.

O desmame é um momento difícil na vida da maioria das mamães — e também dos bebês. Isso porque é um dos primeiros sinais de independência que a criança exerce, já que ele deixa de ser totalmente dependente do leite materno.

Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.

O desmame, enquanto perda do objeto mítico de satisfação (seio materno) assume importância à díade por confrontar o bebê com perdas necessárias à conquista progressiva de laços sociais, enquanto para a mãe expressa a retomada de aspectos constitutivos da sua própria sexualidade - considerando-se as repercussões na ...

O uso de paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a aliviar a dor (embora o ibuprofeno seja contraindicado para quem sofre de asma).

Dicas para desmame gentil

  1. Não ofereça mais o seio. Não convide seu bebê para mamar, no desmame gradual você espera a criança pedir. ...
  2. Reduza as mamadas aos poucos. Vá diminuindo a quantidade de mamadas por dia, assim como a duração delas, gentilmente. ...
  3. Converse com seu filho. Não subestime seu bebê.

Sempre que seu bebê apresentar sinais de sono, coloque-o para dormir com muita paciência sem mamar/chupeta e isso vai, naturalmente melhorar suas noites, sem tanto estresse e choro. Se a criança tiver a habilidade física de dormir sem sugar, ela vai dormir em qualquer horário sem dificuldade.

É possível voltar a amamentar depois de ter parado? Sim, é completamente possível! O processo de relactação é mais comum do que parece e, geralmente, não implica técnicas invasivas ou químicas.

Hormônios como progesterona, estrogênio e prolactina irão reduzindo aos níveis antes de engravidar, então se o desmame for súbito estas mudanças hormonais irão afetar mais intensamente as emoções da mulher.

Veja outros sintomas comuns em um quadro de leite empedrado:

  • sensação de mal-estar;
  • áreas avermelhadas nos seios;
  • mamilos com aspecto achatado;
  • nódulos doloridos;
  • pele brilhosa;
  • vazamento de leite;
  • febre ou calafrios.

Amamentar emagrece, mas foque na alimentação!
Nesta fase, é recomendado uma dieta rica e variada, com bastante frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras. E evitar alimentos industrializados e gordurosos, que não acrescentam valor nutricional para o bebê e estimulam o ganho de peso na mãe.