O que evitar na xerostomia?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

– Fazer estimulação da saliva com balas de limão e chicletes sem açúcar. – Evitar alimentos secos, como pães, torradas e bolachas. Evitar também bebidas alcoólicas, líquidos de espessura grossa, como sopas muito cremosas, alimentos muito quentes e oleosos e produtos integrais. – Usar protetor labial.

Nos casos mais graves de xerostomia, medicamentos como pilocarpina ou cevimelina. As pessoas que sofrem desse distúrbio podem descobrir que certas medidas podem ajudar a aliviar seus sintomas: Beba água com frequência para manter a cavidade oral hidratada.

Beber água ao longo de todo o dia. Evitar bebidas com cafeína (café, chá e refrigerante)

Em pacientes com xerostomia deve-se realizar a estimulação do fluxo salivar e a substituição de secreções salivares com estimulantes tópicos, saliva artificial e sialogogos1.

A maioria dos pacientes começa a melhorar depois de seis meses a um ano, mas em alguns casos a melhora pode levar mais tempo.

Para diminuir os sintomas de boca seca, beba um pouco de água ao longo do dia, evite fumar e ingerir bebidas com cafeína ou álcool. Para estimular mais o fluxo de saliva, masque chicletes sem açúcar, chupe balas sem açúcar ou use um substituto da saliva recomendado pelo seu médico.

Remédios que podem provocar boca seca

  • Antidepressivos;
  • Antialérgicos;
  • Relaxantes musculares;
  • Diuréticos;
  • Anti-hipertensivos;
  • Ansiolíticos.

Estudos relatam que odores fortes como os cítricos quando inalados aumentam o fluxo salivar (LEE & LINDEN, 1991). As baixas temperaturas dos alimentos colocados na cavidade oral aumentam o fluxo salivar.

Como a xerostomia está fortemente associada a maus hábitos alimentares e comportamentais, um dos passos para reverter o problema é adotar uma alimentação mais equilibrada, aumentar o consumo de água e diminuir a ingestão de álcool, e o uso de tabaco.

Obviamente, o principal sintoma da xerostomia é a boca seca. No entanto, outras condições aparecem, como a dificuldade de engolir os alimentos e a sensação de ardência ou dores na língua. Também é comum que a língua fique mais avermelhada ou com a presença de saburra, que é aquela placa bacteriana branca.

Para prevenir a secura da língua, beba muito líquido. Também é recomendável comer alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Se já estiver com a língua ressecada, a primeira coisa a fazer é beber mais água. Você também pode tentar chupar gelo ou pastilhas para ajudar a aliviar a boca que também fica seca.

A xerostomia é diagnosticada de forma clínica, geralmente por um dentista especializado em estomatologia, por meio da análise dos sintomas, aparência da cavidade oral e ausência de fluxo salivar quando há o estímulo das glândulas salivares.

“A sialometria é feita para verificar se a queixa de boca seca dos pacientes é uma real diminuição na produção salivar, chamada hipossalivação, ou se é apenas uma sensação de boca seca, mas o fluxo salivar está dentro dos parâmetros normais”, esclarece o especialista.

O uso de medicamentos específicos, eletroterapia e acupuntura, por exemplo, podem ajudar a aumentar a produção de saliva natural. Assim sendo, o paciente se cura da xerostomia sem ter que usar artifícios.

Se a sensação de boca seca persiste por alguns dias, é recomendado que se consulte um médico, já que a xerostomia pode ser um sintoma de diabetes e de síndrome de Sjögren.