O que evitar antes do treino?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Alimentos açucarados artificialmente, com alto índice glicêmico, podem causar um pico de energia rapidamente e, logo em seguida, reduzir o seu desempenho, provocando fadiga.

Há uma ideia amplamente difundida de que não é possível consumir ovos no pré-treino, apenas na alimentação pós-treino. Isso é um mito. A verdade é que o consumo desse ingrediente antes da prática de exercícios é muito benéfico e pode, sim, ser feito!

Antes do treino, pode-se associar a ingestão de proteínas, mas a prioridade deve ser consumir carboidratos, que são alimentos energéticos, como frutas e cereais integrais.

Conclusão: A banana é rica em carboidratos, fibras e potássio, por isso comer banana antes do treino melhora o desempenho e ganho de massa muscular. Mas além disso evita lesões musculares como a câimbra.

Creatina
A creatina é um suplemento que visa prioritariamente aumentar a sua força e resistência física durante os treinos.

Quando se treina em jejum, as reservas de glicogênio estão baixas. Isso porque após esse período noturno sem comer, os depósitos desse combustível ficam reduzidos. A consequência é que, sem a energia vinda dos carboidratos, o organismo tende a aumentar a queima das outras fontes, como a gordura.

O consumo de proteínas (com ou sem carboidrato) antes dos exercícios ajuda a aumentar a síntese de proteínas musculares. Um estudo mostrou uma resposta anabólica positiva após os participantes consumirem 20g de proteína de soro de leite (whey protein) antes do exercício.

Se você faz exercício duas ou três horas após essa refeição e sente que falta combustível para malhar, consuma uma fonte de energia rápida de uma hora a 30 minutos antes da atividade física: pode ser uma banana, um suco de laranja ou frutas secas, por exemplo.

Opções completas:

  • Panqueca de aveia, banana e canela com queijo branco ou pasta de amendoim;
  • Torrada de pão integral com 2 ovos mexidos;
  • Sanduíche de pão integral, alface, tomate, patê e queijo branco.

Banana

Banana. Além de ser rica em carboidratos - que nos dão energia - e potássio, ela também ajuda a balancear a água no organismo. Outro benefício: ela promove relaxamento muscular e evita câimbras e dores depois do treino.

As frutas contribuem para o ganho de massa muscular, além de ajudarem na prevenção de cãibras, na hidratação do corpo, na melhora da circulação etc. As frutas mais indicadas para uma boa alimentação antes do treino são: banana, abacate, melancia, uva e laranja.

Qual é o melhor pré-treino?

  • Grãos integrais, como: quinoa, centeio, aveia, arroz integral, pão integral etc;
  • Vegetais e legumes com mais amido, como: batata-doce, abóbora, cenoura, feijão, lentilha, grão de bico, castanha etc;
  • Frutas, como: banana, uva-passa, manga, tâmara, maçã, laranja, ameixa, kiwi, pêssego etc.

Confira agora um pouco mais sobre esses alimentos que, quando ingeridos antes do treino, podem até mesmo melhorar o seu desempenho!

  1. Banana. Alimento fonte de carboidratos de média e rápida absorção, é capaz de fornecer energia para cerca de 45 minutos de atividades físicas. ...
  2. Aveia. ...
  3. Mel. ...
  4. Cacau. ...
  5. Batata-doce.

Leia o texto até o fim e se surpreenda.

  1. Whey Protein. O Whey Protein pode ser consumido antes ou depois do treino (Fonte: Shutterstock) ...
  2. Creatina. O uso da creatina deve ser combinado com um estilo de vida saudável (Fonte: Shutterstock) ...
  3. BCAA. ...
  4. Maltodrextina. ...
  5. Albumina. ...
  6. Glutamina. ...
  7. Termogênicos.

A whey protein é a amiga número 1 dos fisiculturistas. Isso porque, para secar gordura com eficácia, é preciso construir músculos. E para construir músculo, a proteína vinda do soro do leite é essencial e deve ser consumida cerca de 30 minutos antes dos exercícios.