O que eu preciso saber antes de comprar um microondas?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

5 coisas que você precisa saber antes de comprar seu micro-ondas

  1. Capacidade de micro-ondas: como escolher? Nesse caso, avalie a quantidade de alimentos que você pretende preparar por vez. ...
  2. A potência do micro-ondas importa. ...
  3. Programas que ajudam muito. ...
  4. Limpeza e odor sob controle. ...
  5. Micro-ondas para espaços pequenos.

Dentre as marcas melhor avaliadas pelos consumidores nos sites Reclame Aqui e Amazon, estão a Brastemp, Electrolux, LG, Philco e mais. Além disso, elas têm popularidade no mercado e boa variedade de modelos produzidos. Escolher uma dessas marcas é garantia de boa compra!

127V ou 220V

Ao escolher seu micro-ondas , atente-se sempre à voltagem do equipamento e das tomadas onde ele será instalado, se 127V ou 220V. Falando na instalação, respeite as distâncias mínimas indicadas nos manuais de cada modelo. Esse cuidado é muito importante para evitar superaquecimento e acidentes.

Tipos de microondas/Consumo de energia (em utilização)
Solo: de 0,3 a 1,3 kW/hora; Equipado com grelha: 1,4 – 2,7 kW/hora; Equipado com grelha + convector: 2,5 – 3,5 kW/hora.

Tem mais de dez anos de idade– se o seu micro-ondas está com você há mais de dez anos e está começando a dar problemas, a compra de um novo é, provavelmente, o melhor caminho. Lembrando que os aparelhos têm vida útil entre dez e 12 anos.

A potência do micro-ondas importa
Se você for utilizar o micro-ondas para receitas mais elaboradas, como pratos cozidos ou assados, é interessante considerar um modelo com potência a partir de 1000 watts. Já potências mais baixas são indicadas apenas para descongelamento dos alimentos.

Os aparelhos de tamanho intermediário, de 21 a 29 litros, são apropriados tanto para aquecer rapidamente um prato quanto para o preparo de receitas mais elaboradas.

Retire todas as embalagens e as peças de dentro do produto. Limpe a parte interna do forno com um pano macio. Posicione o suporte do prato giratório na parte inferior da cavidade, encaixe-o e coloque o prato sobre ele. Pronto, agora já pode partir para sua primeira receita!

Para adquirir um modelo de microondas de qualidade, a recomendação é adquirir o microondas com uma marca renomada, como a Electrolux, Midea, Panasonic, LG, Philco ou outra de sua preferência.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

Outro ponto para considerar antes da decisão é o gasto de energia elétrica de cada um. “O consumo energético da air fryer é maior que o do micro-ondas. Porém, em geral, ela tem uma potência maior, otimizando seu uso e garantindo um tempo reduzido para o preparo das receitas”, explica a executiva da Philco.

O forno de micro-ondas gasta energia de forma menor do que o forno elétrico, mas por ser usado mais vezes, pode representar um custo maior na fatura.

Vazamento de radiação. O vazamento de radiação é um problema sério que pode ocorrer em um microondas mal conservado ou com defeito.