O que eu posso usar no lugar do emulsificante?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Outra opção é usar a gema de ovo diretamente em receitas que precisam de um emulsificante. Por exemplo, se você está fazendo um molho para macarrão, adicione uma gema de ovo à mistura para ajudar a emulsionar o óleo e os líquidos. Além de ser um emulsificante eficaz, a gema de ovo tem outros benefícios na culinária.

O emulsificante atua como estabilizante, tornando duas substâncias que originalmente não se misturam como compatíveis, assim como água e azeite, fazendo com que a mistura se torne uniforme, lisa e agradável ao paladar. Já a liga neutra é um pó fino de cor pálida, e não traz nenhum aroma ou sabor a receita.

Quando utilizado em cremes e sorvetes, o emulsificante garante uma textura mais macia, lisa e homogênea, deixando-o cremoso e uniforme. Você perceberá uma textura leve e firme, deixando o sorvete perfeito para o paladar.

EMULSIFICANTES NATURAIS
Tecnicamente pode ser obtida da gema do ovo e de diversas fontes de óleos vegetais. A fonte mais comum é a soja (com percentual de 2% a 3% de lecitina) em virtude de sua disponibilidade e propriedades emulsificantes. Estima-se que 95% da lecitina seja produzida comercialmente a partir da soja.

Os aromatizantes e corantes oferecem as características necessárias do sabor e da cor. Eles são elaborados com componentes que auxiliam a textura e cremosidade do sorvete. Os sabores devem ser delicados para não se tornarem enjoativos.

O segredo do sorvete cremoso e sem cristais de gelo é o congelamento rápido. Quando mais rápido congelar, mais cremoso fica, então se seu freezer ou congelador não for muito potente e caso forme cristais, vc pode descongelar levemente e bater na batedeira mais uma vez.

Ainda que com a segurança comprovada pelos órgãos regulatórios, gerou-se a hipótese de que os emulsificantes têm potencial de danificar a barreira intestinal, levando à inflamação e aumento do risco de doenças crônicas.

Recuperando a cremosidade
A primeira é simplesmente adicionar 30ml de álcool na mistura, pode ser vodka, cachaça ou saquê, pois a bebida não congela e ajuda manter seu sorvete sempre na consistência ideal.

Liga neutra
De modo geral, é utilizada em sorvetes e cremes gelados nos preparos de suas caldas-base. Indispensável dizer que o fato da liga neutra não agregar sabor é um grande trunfo desse componente, que visa agregar à textura e conservação do alimento, não alterando o seu sabor.

Para que serve a liga neutra para geladinhos gourmet? Ao adicionar essa substância durante o processo de produção de geladinhos gourmet, você favorece a sinergia entre os demais ingredientes. Isso também auxilia na melhora do corpo e textura da calda do dim-dim.

Os emulsificantes, por sua vez, produzem uma emulsão entre dois líquidos que não se misturam naturalmente, como é o caso da água e da gordura. Também, aumentam a quantidade da calda ao facilitar a entrada de ar, resultando numa massa com textura suave e macia.

Esse produto é composto pelos seguintes ingredientes: açúcar, amido, estabilizantes goma guar (INS 412), carboximetilcelulose sódica (INS 466) e goma xantana (INS 415).

LIGA NEUTRA ARTESANAL sabor neutro é uma liga formada por estabilizantes que possuem alguma função emulsificante de maneira a fornecer o melhor resultado na estabilidade, corpo e durabilidade do sorvete, ela deve ser adicionada durante o preparo da calda base.

Emulsificantes são encontrados em muitos produtos alimentícios. Você pode encontrar-los em vários tipos de doces, como chocolate, barras de chocolate, marshmallows. Eles também são encontrados em produtos lácteos – leite, creme, manteiga, queijo e iogurte.

Tabela 1: Tipos de tensoativos e suas características

TipoCarga
AniônicosPossuem carga negativa
CatiônicosPossuem carga positiva
Não-iônicosNão possuem carga ionizável
AnfotéricosA carga depende do pH do meio

Lecitina: o melhor emulsificante natural e vegano.

Os materiais mais eficientes como agentes emulsificantes são os tensoativos, alguns materiais naturais e certos sólidos finamente divididos. Esses materiais formam um filme adsorvido ao redor das gotas dispersas e ajudam a prevenir a floculação e a coalescência.