O que eu posso substituir a carne?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Proteínas vegetais: 8 opções para você substituir a carne

  1. Soja. Esse é um legume muito importante para a dieta de qualquer pessoa graças a sua grande quantidade de proteínas. ...
  2. Grão-de-bico. ...
  3. Tofu. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Lentilha. ...
  6. Espinafre. ...
  7. Ervilhas. ...
  8. Castanha de caju.

Abacate. Fonte de proteínas para substituir a carne, de carboidratos, de gorduras e de fibras, o abacate é uma fruta versátil e que pode ser consumida como vitamina, in natura e até em lanches.

  1. OVOS NO PRATO. Os ovos são uma ótima opção para colocar no lugar das carnes vermelhas. ...
  2. FRANGO. Ao lado das carnes de boi estão as de frango. ...
  3. GRÃOS. Grão-de-bico, quinoa e lentilha são alguns grãos que podem ser colocados no prato da família. ...
  4. BATATA-DOCE. A batata-doce pode colorir a dieta. ...
  5. EXERCÍCIOS FÍSICOS.

A eliminação da carne vermelha reduz a quantidade de gordura saturada ingerida, associada a níveis mais elevados de colesterol. O acúmulo dessas gorduras, ao longo do tempo, pode favorecer o desenvolvimento de distúrbios e doenças cardiovasculares.

8 alimentos nutritivos para substituição da carne

  1. Tofu. Produzido a partir do leite de soja coalhado, o tofu é comprimido em bloco, resultando em um alimento com 10g de proteína e 5g de gordura. ...
  2. Ervilha. ...
  3. Grão-de-bico. ...
  4. Feijão. ...
  5. Soja. ...
  6. Amêndoa. ...
  7. Lentilha. ...
  8. Cereais.

Veja alimentos com vitamina B12 que podem ser encontrados em fontes de origem animal:

  1. Leite e produtos lácteos. Os alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12 na dieta. ...
  2. Ovos. Os ovos são excelentes fontes de vitamina B12. ...
  3. Salmão.

Não comer carne gera mais risco de osteoporose e fraturas
Além disso, a saúde óssea também depende de bons níveis de vitamina D no organismo, e nós conseguimos produzir essa vitamina com exposição solar.

Só que, para fazer isso de forma segura, é importante conversar com uma nutricionista e montar uma dieta bem nutritiva e variada. "Comer carne uma vez por semana é suficiente, desde que você consuma outras proteínas, como as vegetais, que são muito importantes para a saúde", explica Carolina.

Com o aumento contínuo dos preços de diversos produtos, as escolhas alimentares começam a ser mais seletivas. Uma opção para substituir a carne, por outra proteína mais acessível, é optar pelo consumo de ovos.

"Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação.

4 alimentos para substituir o frango como fonte de proteínas

  • Atum. O atum é uma ótima opção para substituir o frango. ...
  • Salmão. ...
  • Ovos. ...
  • Maminha grelhada.

Semelhantes às lentilhas, os feijões são uma boa forma de substituir bifes em diversas receitas. Para cada meio copo servido, este alimento fornece 8 gramas de proteína e 8 de fibras, sendo que pode variar dependendo do tipo de feijão.

Os alimentos proibidos durante a dieta da proteína são as fontes de carboidratos, como cereais e tubérculos, como pão, macarrão, arroz, farinha, batata, batata doce e mandioca. Além de grãos como os feijões, grão de bico, milho, ervilha e soja.

Diminui fatores de risco para doenças cardiovasculares
Logo, não consumir carnes e aumentar a ingestão de grãos integrais, vegetais, frutas, legumes e nozes está associado a um menor risco de DCVs.

Há a possibilidade de aumentar também os riscos de problemas de coração. O indicado é que sejam consumidas no máximo 2g por dia deste tipo de gordura, encontradas principalmente na pele do frango e na gordura aparente das carnes vermelhas".

“Quando diminuímos o consumo da carne e substituímos por alimentos de origem vegetal, a densidade de alimentos aumenta enquanto a de calorias diminui, resultando em um consumo calórico menor. Isso pode auxiliar no processo de emagrecimento”, explica. Não é necessário abolir a carne vermelha da sua dieta.

Folhas verdes escuras: Além de fornecer outros nutrientes, minerais e vitaminas importantes, esses vegetais ainda possuem um alto valor proteico e ajudam na absorção das proteínas provenientes do consumo de outros alimentos. Bons exemplos são os brócolis e o espinafre.

Proteína de soja
Além de ser ótima fonte de ferro, pode ser um excelente substitutivo, principalmente em pratos que as pessoas costumam utilizar carne moída. A proteína texturizada de soja pode ser temperada da forma como você gosta (e até da mesma forma que você costuma temperar a carne moída) e utilizar molhos.

Frango e peixe: possuem praticamente os mesmos nutrientes da carne vermelha (ferro, zinco, proteínas e vitamina B12) e quantidades menores de colesterol e gordura saturada. Para uma refeição ainda mais light, retire a pele e opte por prepará-los assados, cozidos ou grelhados.