O que eu posso exigir na compra de um cachorro?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O pet deve ser adquirido com nota fiscal, carteira de vacinação em dia, atestado médico veterinário de que está saudável, informações sobre vermifugação (datas e qual medicamento foi administrado), atestado de castração (caso isso seja o acordado com o vendedor ou em municípios nos quais a venda de animais só possa ...

Na lista para o que comprar para filhote de cachorro, não pode faltar os potinhos de ração e água. É necessário ter um recipiente para a comida e um para a água, nunca o mesmo. Caso adote mais de um bichinho, é importante que cada um tenha seu potinho de ração e água.

Veja 5 dicas para não errar na compra do seu pet.

  1. Escolher pela beleza sem considerar o temperamento dos cães. ...
  2. Não levar em consideração o tamanho e o espaço. ...
  3. Estudar as doenças da raça. ...
  4. Dar o cão como um presente. ...
  5. Não se esquecer de que cães são para a vida toda.

Caso o animal apresente qualquer sinal ou sintoma de doença infecto-contagiosa ou genética, durante a vigência do prazo de garantia, o COMPRADOR deverá trazer o animal para o canil que se responsabilizará inteiramente pelo tratamento do animal.

Dispõe sobre a proibição do comércio de animais pela internet e acrescenta art. à Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Os donos são responsáveis por danos causados por seus animais. O Código Civil em seu artigo 936 descreve a responsabilidade que o dono tem pelos danos e prejuízos causados por seus animais. Por exemplo: se um animal atacar alguém, ou destruir algo de outra pessoa, o dono deverá ressarcir o prejuízo.

Pedigree. O “pedigree” é um documento oficial que é emitido por uma instituição que atesta a linhagem do animal, se ela é de raça pura ou não. Além também de comprovar que você é o tutor do seu pet. Raça pura significa que o animal é descendente de raças puras também.

O dono do pet deverá levar ao cartório de RTDPJ que realiza esse serviço, RG, CPF e um comprovante de residência. O documento emitido registra informações como dados do tutor, data de nascimento, raça, cor, tamanho e nome e sobrenome do animal.

Atenção aos detalhes. O lugar onde você vai escolher um filhote deve ser pesquisado e escolhido com cuidado. Seja direto de um criador, de um petshop ou de um abrigo, certifique-se de que o local preza pela saúde e o bem-estar do animal. Verifique as condições do local onde o filhotinho é mantido, a higiene, o conforto ...

De acordo com o Código Civil a obrigação de reparar o dano não se limita às condutas da própria pessoa, pois inclui a responsabilidade do dono, ou detentor do animal pelos danos por estes causados. Assim, desde que provada a sua culpa, o proprietário responderá por tudo que é seu.

Para garantir que o animal não apresente problemas de saúde na casa do adotante e, depois, seja devolvido, fique atento à sua saúde. Por isso, faça um check-up com o veterinário antes de levá-lo à casa do adotante. Quem quer doar um animal de forma responsável, precisa castrá-lo primeiro.

Um cachorrinho nunca deve ser retirado da ninhada com menos de 45 dias, pois ele ainda precisa do leite da mãe para se desenvolver. O ideal mesmo é ser retirado apenas com 2 meses, mas nunca antes de 45 dias.

Na fase adulta, o indicado é que o cachorro faça duas refeições por dia, uma de manhã e outra no final da tarde ou início da noite. Ainda que muitos tutores prefiram deixar a ração no potinho do pet o tempo todo, esse não é o ideal e acaba sendo um dos erros mais comuns na hora de alimentar um cão.

Cebola, chocolate, café, macadâmia e uvas são tóxicos para cães!

Já o ovo cozido, por exemplo, é recomendado para os cachorros e é, inclusive, muito benéfico para a saúde deles. Assim, se for preparado de maneira adequada, o ovo pode ser um ótimo complemento para a alimentação natural canina, pois fornece proteínas, vitaminas A e B, e outros nutrientes como ferro e selênio.

O registro e a procedência
Veja se o canil ou gatil é registrado no CRMV no Estado onde ele está localizado. Se ele possui um Responsável Técnico, no caso um médico-veterinário, pergunte o nome e procure saber das suas qualificações.

O documento oficial serve para atestar que um cãozinho é de determinada raça mesmo. Para provar isso, o pedigree apresenta a genealogia do cachorro, declarando quem são seus pais, avós e bisavós. Estes também devem ser de raça pura.