O que eu posso comer depois de 60 dias pós bariátrica?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

Alimentos ricos em fibra (frutas, verduras e legumes) e proteínas (carne, leite e ovos) são necessários e obrigatórios na dieta pós-bariátrica. Em alguns casos, pode ser necessária a introdução de suplementação nutricional para “completar” o consumo diário recomendado nessa fase.

Legumes e saladas cruas: Após 3 meses da cirurgia, conforme orientação nutricional, iniciar com saladas cruas. Carboidratos: Arroz, batata, macarrão.

Alimentos sólidos poderão ser consumidos a partir da quarta semana pós-bariátrica (após o 21 dia de pós operatório), porém devem estar bem cozidos e de preferência com textura mole como arroz, macarrão fino, legumes picados, pescada branca, carne macia bem moída, ovo mexido mole e frutas.

Fase 3 – 20 a 30 dias: Dieta Pastosa
Pronto para consumir alimentos mais pastosos e trabalhar um pouco o maxilar? Nessa fase um pouco mais longa que as anteriores, alimentos como purês, papa de arroz, polenta e legumes esmagados voltam à cena. Priorize alimentos ricos em proteína em um consumo por volta de 75g/dia.

Depois de 3 meses você pode comer de tudo
Após 3 meses da cirurgia, a alimentação passa a ter uma única restrição: gaseificados. Mas, por uma questão de saúde é importante seguir a dieta da nutricionista.

Apenas 6 meses após a cirurgia é possível dizer que o paciente está liberado para comer de tudo, incluindo doces e frituras.

A alimentação após a cirurgia bariátrica geralmente volta ao normal, cerca de 2 meses depois da cirurgia, podendo comer arroz, feijão ou salada por exemplo, mas como o estômago fica menor o paciente fica satisfeito comendo menos e, é por isso que, normalmente, se emagrece rápido.

Essa segunda etapa começa 15 dias após a realização do procedimento. Nela, o paciente poderá comer apenas alimentos pastosos, como cremes, mingaus, purês ou vitaminas batidas.

Cerca de 30 a 45 dias depois da cirurgia bariátrica a pessoa já pode voltar a comer alimentos sólidos que precisam ser bem mastigados, em pequenas porções, ao longo de 6 refeições diárias. Nessa fase pode ser útil usar um pratinho de sobremesa para comer pequenas quantidades em cada refeição.

Pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica podem comer pipoca assim como quaisquer outros alimentos (lembrando que devem ser evitadas gorduras, frituras, doces refrigerantes e álcool), a única restrição se dá nos primeiro dois meses após a cirurgia, fase em que estamos evoluindo a dieta de líquida para sólida, para uma ...

Pode comer sim porem em quantidades menores e sempre com acompanhamento nutricional. Gosto sempre do exemplo: “posso comer doce ou refrigerante ou pizza todo dia? Não pode nem quando pesa 150kg – 110kg – 80kg ou 60kg” Mudança de atitude e nutricional é fundamental para um bom resultado a longo prazo.

Leite e derivados
O leite e seus derivados são uma excelente fonte de proteína e vitaminas do complexo B. Qualquer uma três variedades (integral, desnatado e semidesnatado) são recomendáveis. Ainda, queijos brancos e amarelos, bem como iogurtes também são aliados da cicatrização.

Não existem restrições com relação à ingesta de carne de porco, a menos que esteja relacionado a pratos pesados e gordurosos, que possam resultar em náuseas ou vômitos.

Depois de 30 dias da realização da cirurgia bariátrica (CB), recomenda-se uma dieta com consistência normal – exceto se o paciente continuar apresentando resistência à evolução da consistência da dieta. Neste caso, a evolução deve acontecer de maneira mais lenta, mas ininterrupta.

Evite condimentos com alto teor de gordura, como maionese e manteiga. Você pode ingerir outros condimentos, mas cuidado com o uso de ketchup em excesso, pois possui alto teor de açúcar e pode causar síndrome de dumping.