O que eu perco com o saque aniversário?

Perguntado por: ibittencourt8 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Isso, porque ao optar pelo regime de saque-aniversário, a pessoa perde o direito ao saque-rescisão, aquele em que é possível resgatar todo o valor do FGTS em caso de demissão sem justa causa. A opção de saque-aniversário foi criada em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quem tirou o FGTS perde o direito ao Seguro-desemprego? Não. Quem retirou o saldo do FGTS tem direito a todos os benefícios após uma demissão sem justa causa, exceto o saque integral do FGTS.

Para ficar mais claro: o dinheiro depositado no FGTS de cada trabalhador não desaparece, não é perdido nem fica bloqueado para sempre só porque a pessoa aderiu ao saque-aniversário. E o seguro-desemprego é pago normalmente, desde que o trabalhador se enquadre nos critérios para receber o direito.

Para sacar o saldo bloqueado no FGTS é necessário resolver a questão que levou ao bloqueio. Seja por meio da quitação do empréstimo vinculado, por ordem judicial de desbloqueio ou após a análise da solicitação do empregador pela Caixa Econômica Federal.

O que é o saldo bloqueado no FGTS? O saldo bloqueado FGTS indica que o valor na conta do seu fundo de garantia está indisponível. Dessa forma, você fica sem poder sacar ou transferir qualquer quantia. Essa informação pode pegar você de surpresa, principalmente se já estava contando com o dinheiro.

Mas quem opta pelo saque aniversário não tem mais a opção do saque rescisão. Ele não poderá sacar o valor total de sua conta do FGTS. O trabalhador, porém, não perde o direito de receber a multa de 40% ou 20%.

Não se esqueça de seu login e senha para começar os procedimentos!

  1. Abra o app. Faça login no aplicativo do FGTS e clique na opção “Saque Aniversário” para começar a cancelar;
  2. Leia as cláusulas. O contrato vai surgir. ...
  3. Altere. ...
  4. Confirme. ...
  5. Acompanhe.

O pagamento do benefício do Seguro-Desemprego será SUSPENSO nas seguintes situações: - Admissão do trabalhador em novo emprego; - Início de percepção de benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto o auxílio-acidente e a pensão por morte.

Dá pra fazer essa alteração após 2 anos de contratação do empréstimo, conforme regras do FGTS, desde que você não tenha nenhum contrato de empréstimo com o saldo do seu fundo de garantia. Se você tiver um contrato de Empréstimo com FGTS em aberto, só vai poder retomar o Saque Rescisão depois da quitação do contrato.

Para pagar empréstimo FGTS, o trabalhador não precisa se preocupar com boletos ou transferências, pois as parcelas são descontadas automaticamente do saldo do FGTS, no mês do seu saque-aniversário.

Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS? – Pode ser que seu antigo patrão ainda não tenha depositado o valor da multa. Afinal, por lei, o empregador tem um prazo de 10 dias a partir do último dia de trabalho do funcionário demitido para depositar o valor da multa.

O que é saque-rescisão? Sabe aqueles 8% depositados mensalmente pela empresa num fundo administrado pelo governo? Este valor compõe o saldo FGTS e, no saque padrão do sistema FGTS, denominado saque-rescisão, o valor é liberado para você quando o seu contrato é extinto.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

É possível fazer uma antecipação por vez. Caso a pessoa já tenha um contrato de antecipação ativo, ela só pode fazer uma nova contratação depois que quitar o contrato anterior.