O que eu perco com o empréstimo do FGTS?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Quem fez empréstimo do FGTS recebe a multa rescisória? A multa rescisória é paga aos trabalhadores demitidos sem justa causa ou por demissões consensuais, no valor de 40% sobre o total encontrado na conta do FGTS. Dessa forma, a empresa é obrigada a pagar a quantia ao ex-funcionário quando ele possui o direito.

Referente ao exposto neste acionamento, esclarecemos que os trabalhadores que optam pela modalidade de saque-aniversário do FGTS não perdem o direito ao acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa.

Antecipar o saque-aniversário pode ser uma boa solução para quitação de dívidas de juros mais altos, como o cartão de crédito e o cheque especial, ou para realizar objetivos imediatos - reformar um cômodo da casa, por exemplo.

Detalhes do artigo. É possível realizar a liquidação antecipada do Empréstimo Saque-Aniversário FGTS? Sim, porém a liquidação antecipada deve ser realizada com recursos próprios sem o uso do saldo do FGTS. Após a liquidação antecipada, o saldo do FGTS é desbloqueado.

Se a demissão for sem justa causa, e você tiver optado pelo Saque-Aniversário, não irá receber nenhum valor da multa rescisória. Enquanto sua conta estiver com a modalidade do saque-aniversário selecionada, não será possível solicitar o recebimento da rescisão.

Trabalhador que antecipou saque-aniversário poderá pedir FGTS em caso de demissão, diz Marinho. Trabalhadores que optaram por antecipar o saque-aniversário também poderão sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), se forem demitidos, segundo declaração de Luiz Marinho, ministro do Trabalho, ao SBT News.

Quem opta pelo saque-aniversário, perde somente o direito de sacar o FGTS completo, mas continua recebendo o saldo no mês de seu aniversário.

Sim! Você tem direito ao seguro-desemprego mesmo que opte pelo saque aniversário do FGTS. Caso seja demitido sem justa causa, você ainda deve receber os saldos rescisórios do contrato de trabalho e também a multa de 40% do fundo de garantia.

Nesse caso, para empréstimos ou antecipação do saque-aniversário, basta que a instituição se movimente e receba os valores para liberar a conta em apenas algumas horas ou um dia útil. Se o trabalhador realizar o pagamento por meio de boleto bancário, por exemplo, pode existir o período de compensação.

Exemplificando: se o bloqueio for pela adesão ao Saque-Aniversário, o prazo para voltar ao Saque-Rescisão e voltar a ter acesso total ao Fundo em caso de demissão sem justa causa é de 24 meses após a solicitação.

4 principais desvantagens do saque-aniversário

  • O valor pode ser baixo. ...
  • Tem limite de saque em dinheiro. ...
  • Não permite o saque em caso de demissão. ...
  • Leva dois anos se desistir do saque-aniversário.

Como é pago o empréstimo FGTS? No empréstimo consignado o pagamento das parcelas da dívida é feito por meio do desconto em folha de pagamento. Ou seja, a quitação está diretamente atrelada ao salário do tomador. Recorrer ao FGTS do consignado é uma alternativa para se precaver, em caso de demissão.

Para desbloquear o saldo do FGTS em caso de empréstimo, é necessário ter pagado toda a dívida do crédito. Caso você não queira esperar até o fim do contrato, é possível entrar em contato com a instituição para fazer a negociação da dívida, antecipar as parcelas e quitar de uma vez.

Na antecipação do Saque-Aniversário, o saldo do seu FGTS é utilizado como garantia e os valores são descontados anualmente desse fundo de maneira automática no mês do seu aniversário. É possível antecipar até 7 parcelas do fundo.