O que eu ganho lendo livros?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.

O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

A leitura ajuda a criar um bom vocabulário, ajuda na expressão e a escrever as palavras corretamente. Isso por si só já mostra como é um hábito que exercita a suas capacidades mentais. Além disso, ler ainda estimula a pensar sobre diversos assuntos, absorver novas opiniões e refletir sobre o que foi dito.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Você gosta de ler e está precisando de uma grana extra? O app que paga para ler livros recomendado nesse artigo é o GoNovel. Neste app você coleciona moedinhas enquanto lê, vê vídeos e brinca. Não é algo que vá te deixar rico, mas é muito fácil usar esse aplicativo e dá para faturar uns trocados.

Com o nome de GoNovel, a plataforma aparenta ser inicialmente apenas uma ferramenta de leitura. No entanto, é divulgado que ela também pode ser uma fonte de renda, com pagamentos de até R$ 50 para quem também gosta de assistir vídeos.

É possível ganhar dinheiro assistindo Netflix? – Não é possível ganhar dinheiro assistindo a Netflix diretamente. A Netflix é uma plataforma de streaming de vídeo que fornece conteúdo sob demanda para seus usuários mediante uma taxa de assinatura mensal.

Aventurar-se nas páginas de um livro é um hábito extremamente prazeroso que estimula a imaginação e a criatividade, melhora o vocabulário, a escrita e o senso crítico. A lista de benefícios da leitura é extensa, e o cérebro é o órgão mais exercitado durante a prática.

Considerada por muitos, como sendo um método eficaz para atingir o sucesso, uma hora por dia dedicada à leitura e à aprendizagem, cinco horas por semana é a “arma secreta” que pode fazer a diferença num percurso profissional mais ou menos promissor.

Além de todos os benefícios para o cérebro, a leitura ajuda a desenvolver as capacidades ligadas ao aprendizado, pois amplia nosso vocabulário, nos faz relembrar regras de ortografia e gramaticais, favorece a melhora da escrita e auxilia no desenvolvimento do nosso senso crítico.

Isso, poque o hábito desenvolve a percepção, a memória e o raciocínio. Quando lemos um livro, estimulamos o nosso cérebro. A atenção visual, a imaginação e as emoções que uma leitura nos traz são aspectos que promovem um exercício mental positivo que enriquece a nossa mente.

Como já dissemos antes, a leitura ajuda na saúde mental pois exercita nosso cérebro, relaxa nosso corpo e mente e previne muitas doenças neurais. Tudo isso junto contribui para um bom aumento na nossa sensação de bem-estar, pois corpo e mente estão saudáveis.

Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.

Segundo especialistas, o hábito de leitura pode ser um estímulo que melhora a qualidade da saúde mental. “A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem, funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

Traz relaxamento
Por ser um hábito silencioso, diferente de assistir à televisão ou vídeos pelo celular, ler antes de dormir é uma das melhores maneiras de fazer seu corpo relaxar e ser induzido ao sono de forma leve e tranquila.

Se a pessoa lê mais, tem mais conhecimento do mundo, e isso se reflete na escrita. Ao mesmo tempo, ela assimila a forma como os escritores e jornalistas escrevem. Não é copiar o que , mas aplicar para construir um estilo próprio.” – Rafael Cunha, professor de Língua Portuguesa do Colégio e Curso Pensi.

Encontre ofertas de autores no UBX
Carregue o áudio do seu livro ou crie uma oferta e encontre um contador de histórias. Assim que estiver pronto, seu audiobook estará disponível no Ubook e você será pago por visita! Encontre ofertas de autores no UBX, economize, dê vida a ótimas histórias e seja pago por isso.