O que eu faço para descongelar um frango mas rápido?

Perguntado por: laraujo9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Usar água fria também é uma ótima opção para descongelar o frango. Para isso, basta encher um recipiente e colocar a carne dentro. Troque a água a cada meia hora e lembre de não usar água quente, afinal , ela pode cozinhar o frango.

Embale a carne a ser descongelada de forma rápida em um recipiente de plástico com zip. Deixe a carne descansando na água quente por cerca de 20 minutos. Outro jeito de descongelar a carne rapidamente é usando o método da água fria, que é semelhante ao da água quente, mas tem um truque alternativo.

Você pode reservar uma tigela com água fria da torneira, colocar alguns cubos de gelo na água para baixar um pouco mais a temperatura e deixar o frango lá dentro. Este método vai descongelar a proteína em menos de 1 hora desde que as partes já estejam cortadas dentro do saquinho.

Usar água fria também é uma ótima opção para descongelar o frango. Para isso, basta encher um recipiente e colocar a carne dentro. Troque a água a cada meia hora e lembre de não usar água quente, afinal , ela pode cozinhar o frango.

Fique de olho no tempo.
A regra de ouro diz: 500 g de frango demoram 5 horas para descongelar na geladeira. Mantenha em mente que descongelar todo o frango na geladeira pode levar mais de 24 horas. Planeje-se de acordo com essa estimativa.

Vinagre. O vinagre branco também é uma mão na roda para quem quer descongelar carne de modo rápido! Mergulhe a carne em uma mistura de água e vinagre branco e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Além de descongelar, o ingrediente contribui para a maciez da proteína!

Aqueça o óleo e coloque vários pedaços de frango de uma só vez, ele pode estar congelado. Vai esfriar o óleo, mas é pra isso acontecer mesmo.Ao contrário das outras frituras aqui o óleo deve esfriar.

É importante destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda o uso de água quente para acelerar o processo de descongelamento, pois isso pode facilitar a proliferação de bactérias e outros microorganismos, colocando sua saúde em risco.

Coloque água quente em um borrifador e borrife no gelo, isso vai acelerar o processo de descongelamento. Com a ajuda de um pano vá forçando o gelo desgrudar da parede do freezer, nunca use faca para esse processo. Passe um pano com CIF Cozinha para higienizar e limpar seu freezer.

O ideal é que o descongelamento seja gradual, colocando a peça na geladeira e deixando lá pelo tempo que for preciso. O processo de descongelamento em temperatura ambiente pode acelerar também a proliferação das bactérias, o que não é recomendável.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Nunca descongele alimentos à temperatura ambiente, como por exemplo em cima do balcão ou da pia”, ressalta. O alimento deve ser mantido a uma temperatura segura durante o descongelamento.

Os respingos de água do frango contaminam tudo ao redor
É a chamada contaminação cruzada. E o perigo não reside só nos outros alimentos: utensílios limpos que estejam perto da pia, como pratos e talheres que já foram lavados, também podem receber respingos contaminados e não vão ser higienizados novamente.

Como usar vinagre para descongelar carne
Em uma tigela, deixe a carne congelada marinando em vinagre branco por cerca de 20 minutos. O produto ajuda a descongelar porque aumenta a temperatura do alimento. Passado o tempo, lave a carne sob água corrente e pronto.

Posso levar o frango congelado para preparo na fritadeira elétrica? Sim! As fritadeiras elétricas - também conhecidas como “airfryer” – são aliadas de quem precisa cozinhar refeições rápidas no dia a dia. Os produtos da Ad'oro podem ser feitos congelados sem a necessidade de degelar.

Para assar as coxas congelado é importante o forno estar pré aquecido a 200ºC por, organize as prateleiras para que fiquem no meio do forno, e em seguida acomode as coxas em uma assadeira com espaço entre elas para que o ar circule melhor, leve para assar por 30 minutos.

- Nunca descongele carnes em temperatura ambiente ou no sol! Pode comprometer muito a segurança do alimento e aumentar a proliferação de bactérias. Descongelar carnes de maneira correta pode te salvar de alguns problemas, como: doenças transmitidas por alimentos, evitar contaminação e uma dor de barriga indesejada.

Segundo o site do Food and Drug Administration, do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, o frango cru pode fica em temperatura ambiente por até duas horas em dias com a temperatura mais amena. Para dias muito quentes, o intervalo de tempo diminui para apenas uma hora.

Não se deve lavar o frango por uma questão bem simples: lavá-lo pode espalhar bactérias por toda a cozinha. Quando lavamos o frango, a água espirra para todos os lados da pia, de louças que estejam da perto, da parede e até da nossa roupa, aumentando as chances de contaminação.