O que eu espero da educação infantil?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 23 de maio de 2023
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A Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

- Compartilhar objetos e espaços com crianças da mesma faixa etária e outras crianças e adultos; - Fazer-se compreender em diferentes situações; - Atender comandos; - Socializar-se com as pessoas de seu convívio escolar; - Interagir e respeitar o outro em diferentes espaços; - Expressar necessidades, desejos e emoções.

O que eles desejam na escola
16% esperam que a escola desenvolva suas habilidades de relacionamento. – 10% querem ter acesso a conteúdo de política, cidadania e direitos humanos. – 41% acredita que atividades que reúna pais, alunos e professores são essenciais na escola ideal.

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.

O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.

Os pais esperam que a escola seja fonte de educação de qualidade, com profissionais bem preparados e dedicados ao ensino, devendo haver investimento do governo em cursos gratuitos para a atualização do corpo docente.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Muitos responsáveis se perguntam o que esperar da escola de seus filhos, mas uma coisa é certa: sentir confiança na instituição é prioridade! Nesse sentido, a relação família-escola deve se dar a partir de boa comunicação, boas relações interpessoais e muita troca.

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.

As metas de aprendizagem são entendidas como evidências de desempenho das competências que deverão ser manifestadas pelos alunos, sustentadas na aquisição dos conhecimentos e capacidades inscritos no currículo formal, constituindo por isso resultados de aprendizagem esperados.

A pré-escola atende as necessidades da criança no ato de cuidar, educar, estimular e preparar as crianças para a alfabetização, trabalhando os pré-requisitos nos aspectos: psicossociais da criança, criando condições adequadas para o seu desenvolvimento, estimulando à criatividade, a autonomia, a cooperação e a ...

As expectativas de aprendizagem buscam expressar o que é essencial ao estudante desenvolver ao final do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Desse modo, o presente Caderno de Expectativas de Aprendizagem visa auxiliar o professor na sua prática, como mais um subsídio para enriquecer a ação docente.

Quanto às expectativas educacionais dos familiares entrevistados, nota-se que a família espera da escola a comunicação constante (126 menções), boa proposta pedagógica (92 menções) e a presença de professores experientes (80 menções) e com boa formação acadêmica (87 menções).

O aluno deve estar preparado para avaliar o professor; mais ainda, o aluno deve questionar-se sobre o seu próprio desempenho acadêmico, a importância da busca do conhecimento, os seus objetivos pessoais e o seu desenvolvimento educacional.