O que eu devo fazer para ser santo?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

O papa João Paulo II, que promulgou o novo código, chegou a proclamar 476 santos e 1.314 beatos em 25 anos de pontificado. Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização.

Santidade é a qualidade ou característica de quem pode ser considerado santo, ou seja, dotado de virtudes, inocência, piedade e pureza. O conceito de santidade é intimamente relacionado com a religiosidade e a fé.

Nos tornamos santos através de nossas decisões firmes, de cada dia, de amá-Lo, não podemos regredir nem voltar atrás. Na prática dos conselhos evangélicos (castidade, pobreza e obediência) vão sendo forjados em nós os mesmos sentimentos de Cristo.

Esta ideia está presente no livro do Oseias, quando diz: “Eu sou Deus, não um ser humano, sou o Santo no meio de ti (Israel)” (11,9). Portanto, santo seria somente Deus, enquanto que o ser humano, o ser vivente sobre esta terra, não o é.

Levítico 19–20: “Sereis Santos Porque Eu Sou Santo”

Deus quer que você seja feliz, e é isso que você deve ser. Quando você acredita Nele e faz o melhor que pode para guardar Seus mandamentos, você encontra alegria e tem esperança no futuro.

Funciona assim: Quando o nome começar com vogal, a regra é que seja acompanhado por SANTO. SANTO ANDRÉ, SANTO ANTÔNIO, SANTO EXPEDITO. Quando o nome começar com consoante, a regra é que seja acompanhado por SÃO.

Santo do Dia - São Bartolomeu Fernandes.

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Para os católicos, eles são exemplos de vida e, na hora da oração, muitas vezes caminhos para que as preces cheguem a Deus. Com imagens, folhetinhos, promessas, rezas específicas e romarias, os santos são uma das facetas mais populares da Igreja Católica.

Romanos 16:2-4 ARC
para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.

O significado principal da palavra “santo” é “separado”. Deus está transcendentalmente separado de Sua criação, Ele é uma categoria à parte. Isso deve nos encher de reverência e admiração – conforme expresso pelos textos bíblicos citados acima.

Assim, a Igreja reza por meio dos santos pedindo sua intercessão junto a Deus. Os santos, podem e devem ser lembrados e louvados como grandes exemplos de fé, esperança e caridade, sendo homens e mulheres que seguiram o chamado de Cristo, buscando a mais perfeita santidade.

O teólogo Allan Júnior explica que as imagens representam, para algumas religiões, uma espécie de desobediência à Palavra Divina. Porém, é preciso destacar que há uma diferença entre os textos (que falam sobre os ídolos) e os Santos.

É na quietude de nossa alma que nos conectamos com Deus e ouvimos aquilo que ele tem a nos dizer. Por isso, é importante que, mesmo em meio a uma rotina corrida e puxada, busquemos um momento de silêncio em nossos dias. Desligue seus aparelhos eletrônicos e avise seus familiares e amigos sobre seu momento de meditação.