O que estudiosos falam sobre a leitura?
A leitura é responsável por contribuir, de forma significativa, à formação do indivíduo, influenciando-o a analisar a sociedade, seu dia a dia e, de modo particular, ampliando e diversificando visões e interpretações sobre o mundo, com relação à vida em si mesma.
Quais são os autores que falam sobre leitura?
06 escritores falam sobre Leitura Crítica
- Fabiane Guimarães. “A leitura crítica é fundamental para que eu possa me situar no meu próprio universo. ...
- Lucas Verzola. ...
- Micheliny Verunschk. ...
- Natalia Borges Polesso. ...
- Rafael Gallo.
Por que é tão importante ler?
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
O que é a leitura Maria Helena Martins?
Nesta direção de pensamento, Martins (op. cit.) afirma que a leitura é realizada a partir de um diálogo entre o leitor e o objeto lido, e que esse objeto pode ser de caráter escrito, sonoro, gestual, uma imagem ou até mesmo um acontecimento. A leitura é muito mais do que decifrar palavra.
O que Jean Piaget fala sobre a leitura?
Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.
O que Paulo Freire fala sobre a importância da leitura na Educação Infantil?
Paulo Freire (2000) vê o ato de ler como uma forma de conhecer o mundo, afirmando que a leitura: ... não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da língua escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo.
O que diz Piaget sobre a literatura infantil?
Pelo eixo epistemológico, Piaget trata a Literatura Ficcional como um Outro que carece da seriedade e da objetividade da Ciência. Pelo eixo genético, ele se dedica a mapear o processo de construção cognitiva desde a infância até a idade adulta.
Por que Paulo Freire recomenda a reflexão sobre a leitura do mundo para o desenvolvimento comunicativo e criativo na prática educativa?
Isso porque “a leitura do mundo revela a inteligência do mundo que vem cultural e socialmente se constituindo. Revela também o trabalho individual de cada sujeito no próprio processo de assimilação da inteligência do mundo” (FREIRE, 1996.
O que é o conceito de leitura?
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.
O que diz a Bncc sobre a leitura e a escrita?
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) propõe construir o domínio progressivo da habilidade de produzir textos em diferentes gêneros, sempre tendo em vista a interatividade e a autoria. Nos primeiros anos, isso representa saber para que serve a escrita e como ser capaz de começar a praticá-la.
O que a leitura faz com a mente?
De acordo com pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Augusto Buchweitz, ler pode atuar como um exercício que estimula o cérebro. “O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental.
O que a leitura promove?
Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.
Quais são os três tipos de leitura Segundo Martins?
Para Martins (2006, p. 37) existem três níveis básicos de leitura: nível sensorial, emocional e racional.
O que ler Olavo de Carvalho?
Os Melhores Livros Brasileiros (Prof. Olavo de Carvalho)
- I. Literatura de Ficção. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis. ...
- II. Obras Poéticas Importantes. Gonçalves Dias. ...
- III. Estudos Literários. Aspectos da Literatura Brasileira, Mário de Andrade. ...
- IV. Filosofia. ...
- V. História e Ciências Sociais em Geral. ...
- VI. Miscelânea.
Quais são os três níveis de leitura dos textos?
O papel das emoções na leitura está ligado aos três níveis básicos de leitura como: níveis sensorial, emocional e racional. Cada um dos três corresponde a uma forma de aproximação do texto.
Como diz Vygotsky o ensino deve ser organizado de forma que a leitura?
Vygotsky (1991) sugere que “o ensino deve ser organizado de forma que a leitura e a escrita se tornem necessários às crianças” (p. 133). Para ele, a leitura e escrita devem ser ensinadas sistematicamente às crianças; da mesma forma que aprendem a falar, podem aprender a ler e escrever.
O que os autores falam sobre a leitura na Educação Infantil?
O hábito pela leitura na infância auxilia a despertar na criança o senso crítico, sendo de suma importância para elas como indivíduo no processo de formação e traz auxilio para o aprendizado (NÓBREGA & MANGIERA, 2021).
Porque a leitura é importante para o desenvolvimento cognitivo da pessoa?
A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.
Como Paulo Freire aprendeu a ler?
Aprendeu a ler e a escrever com os pais, à sombra das árvores do quintal da casa em que nasceu. Tinha oito anos quando a família teve que se mudar para Jaboatão, a 18 km de Recife.
Qual o papel do professor sobre o hábito da leitura?
42), o professor vai ser mediador da prática de leitura, pois este é um modelo para o estudante. Uma vez que é por meio do professor que a criança vai receber o incentivo às suas práticas de leitura, pois sendo um leitor experiente vai favorecer o processo de circulação de informações entre os estudantes.
O que é linguagem para Piaget e Vygotsky?
No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.