O que estudiosos falam sobre a leitura?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 1 de maio de 2023
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A leitura é responsável por contribuir, de forma significativa, à formação do indivíduo, influenciando-o a analisar a sociedade, seu dia a dia e, de modo particular, ampliando e diversificando visões e interpretações sobre o mundo, com relação à vida em si mesma.

06 escritores falam sobre Leitura Crítica

  • Fabiane Guimarães. “A leitura crítica é fundamental para que eu possa me situar no meu próprio universo. ...
  • Lucas Verzola. ...
  • Micheliny Verunschk. ...
  • Natalia Borges Polesso. ...
  • Rafael Gallo.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Nesta direção de pensamento, Martins (op. cit.) afirma que a leitura é realizada a partir de um diálogo entre o leitor e o objeto lido, e que esse objeto pode ser de caráter escrito, sonoro, gestual, uma imagem ou até mesmo um acontecimento. A leitura é muito mais do que decifrar palavra.

Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.

Paulo Freire (2000) vê o ato de ler como uma forma de conhecer o mundo, afirmando que a leitura: ... não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da língua escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo.

Pelo eixo epistemológico, Piaget trata a Literatura Ficcional como um Outro que carece da seriedade e da objetividade da Ciência. Pelo eixo genético, ele se dedica a mapear o processo de construção cognitiva desde a infância até a idade adulta.

Isso porque “a leitura do mundo revela a inteligência do mundo que vem cultural e socialmente se constituindo. Revela também o trabalho individual de cada sujeito no próprio processo de assimilação da inteligência do mundo” (FREIRE, 1996.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) propõe construir o domínio progressivo da habilidade de produzir textos em diferentes gêneros, sempre tendo em vista a interatividade e a autoria. Nos primeiros anos, isso representa saber para que serve a escrita e como ser capaz de começar a praticá-la.

De acordo com pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Augusto Buchweitz, ler pode atuar como um exercício que estimula o cérebro. “O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental.

Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.

Para Martins (2006, p. 37) existem três níveis básicos de leitura: nível sensorial, emocional e racional.

Os Melhores Livros Brasileiros (Prof. Olavo de Carvalho)

  • I. Literatura de Ficção. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis. ...
  • II. Obras Poéticas Importantes. Gonçalves Dias. ...
  • III. Estudos Literários. Aspectos da Literatura Brasileira, Mário de Andrade. ...
  • IV. Filosofia. ...
  • V. História e Ciências Sociais em Geral. ...
  • VI. Miscelânea.

O papel das emoções na leitura está ligado aos três níveis básicos de leitura como: níveis sensorial, emocional e racional. Cada um dos três corresponde a uma forma de aproximação do texto.

Vygotsky (1991) sugere que “o ensino deve ser organizado de forma que a leitura e a escrita se tornem necessários às crianças” (p. 133). Para ele, a leitura e escrita devem ser ensinadas sistematicamente às crianças; da mesma forma que aprendem a falar, podem aprender a ler e escrever.

O hábito pela leitura na infância auxilia a despertar na criança o senso crítico, sendo de suma importância para elas como indivíduo no processo de formação e traz auxilio para o aprendizado (NÓBREGA & MANGIERA, 2021).

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.

Aprendeu a ler e a escrever com os pais, à sombra das árvores do quintal da casa em que nasceu. Tinha oito anos quando a família teve que se mudar para Jaboatão, a 18 km de Recife.

42), o professor vai ser mediador da prática de leitura, pois este é um modelo para o estudante. Uma vez que é por meio do professor que a criança vai receber o incentivo às suas práticas de leitura, pois sendo um leitor experiente vai favorecer o processo de circulação de informações entre os estudantes.

No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.