O que estudar para policial legislativo?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Policial Legislativo:

  • Língua Portuguesa, literatura nacional e redação;
  • Línguas estrangeiras: Inglês ou Espanhol;
  • Raciocínio lógico;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Civil e Processual Civil;
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal;
  • Noções de Criminalística;

#1 Não exige especialidade e idade máxima
O cargo de policial legislativo passou a exigir o nível superior de escolaridade em 2022. No entanto, não é feita uma exigência de área para participar. Com isso, graduados em qualquer curso poderão se inscrever.

ATUAÇÃO COMO POLICIAL LEGISLATIVO DO SENADO EXIGE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR. EXIGÊNCIA JÁ PREVISTA EM ATO DA COMISSÃO DIRETORA FOI RATIFICADA EM PROJETO APROVADO POR SENADORES.

Registra e acompanha os prazos para tramitação de todas as proposituras, inclusive os vetos. Elabora os autógrafos, decretos legislativos, leis promulgadas pela Câmara, Resoluções, Atos da Mesa, Atos da Presidência e Portarias.

colaborar em inquéritos ou investigações de natureza policial; conduzir veículo automotor em função do desempenho de suas atribuições; prestar apoio em atividades de cerimonial; realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

O candidato deverá abordar, em seus estudos, tópicos como operações com conjuntos, raciocínio lógico numérico, conceito de proposição, argumentação lógica, equivalências e implicação lógica, quantificadores e, por fim, problemas de contagem.

O último concurso de Policial Legislativo – Senado Federal
A última seleção do Senado foi divulgada em 2012, quando contou com a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram oferecidas 246 vagas, porém o certame contou com nomeações além do número das vagas.

Nesse sentido, ninguém poderá ser impedido de prestar concurso devido a sua idade. Ou seja, se você tem de 30 a 35 anos e é aprovado em todas as etapas do concurso da polícia militar, não poderá ser eliminado por conta da idade, já que o requisito de idade máxima está pautado no desempenho nas provas.

Soldado: mínima de 18 e máxima de 30 anos; Oficial: mínima de 18 e máxima de 35 anos.

Confira abaixo:

  • Língua Portuguesa.
  • Noções de Direito.
  • Matemática.
  • Raciocínio Lógico.
  • Estrutura das provas para técnico de apoio legislativo.

Além disso tem uma atribuição adicional, Page 11 Ser mulher policial no Legislativo 11 pois exerce atividades de segurança de dignitários ao planejar e coordenar a proteção e a segurança pessoal de autoridades da Câmara e de outras que se encontrarem em suas dependências.

Concurso Senado Federal: como realizar inscrição? Assim, as inscrições devem ser realizadas entre os dias 23 de agosto e 21 de setembro de 2022. Ademais, elas devem ser feitas por meio do site da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV ), ao custo de: Técnico/Policial – R$ 55,00.

A Polícia Legislativa é um órgão criado nos anos 2000 e exerce a função de polícia judiciária no tocante à Câmara dos Deputados. Ou seja, ela é responsável por apurar e atuar no combate a delitos que aconteçam dentro do órgão. Além disso, a Polícia Legislativa cuida de ações ostensivas.

A prova discursiva é uma forma de avaliação utilizada em concursos públicos para medir a capacidade de raciocínio, coesão e coerência do candidato. Ela é composta por uma redação, geralmente com um tema específico, em que o candidato deve apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

2014

O último concurso Câmara dos Deputados foi realizado em 2014, foi organizado pelo Cebraspe e ofertou 113 vagas.