O que estudar para INSS 2022?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Concurso INSS – Conteúdo programático básico

  • Língua Portuguesa.
  • Ética no Serviço Público.
  • Noções de Direito Constitucional.
  • Noções de Direito Administrativo.
  • Noções de Informática.
  • Raciocínio Lógico-Matemático.

As inscrições no concurso INSS estão abertas até o dia 03 de outubro de 2022 e devem ser feitas no site do Cebraspe: A taxa de inscrição é de R$ 85,00.
...
3 passos para começar a preparação para o concurso do INSS

  1. Ler o edital;
  2. Medir o tempo que você gasta estudando;
  3. Conhecer a banca organizadora do concurso.

c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas. Para não ser desabilitado, o candidato deve obtiver nota igual ou superior a 36 pontos, devendo esta nota ser composta por 10 pontos ou mais no bloco de conhecimentos básicos e 21 pontos ou mais no bloco de conhecimentos específicos.

Como ser aprovado no concurso INSS 2022? Saiba que conforme o edital, a disciplina de Direito Previdenciário corresponde a mais 58% da pontuação da prova, isso significa que o sucesso na avaliação depende do desempenho nesse conteúdo.

Ética no Serviço Público; Noções de Direito Constitucional e Administrativo; Raciocínio Lógico; e. Noções de Informática.

Se a prova tem 120 itens, a tendência é que no gabarito haja 60 E e 60 C. Sendo assim, você vai assinalar C em todas as alternativas em branco. A probabilidade é de que você acerte a maioria dessas 20. Se você acertar 11 e errar 9, já terá valido a pena, pois ganhará 2 pontos.

O concurso INSS 2022 não terá redação para técnico do seguro social. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 27 de julho, nas redes sociais do professor Hugo Goes.

De forma geral, ele salienta que o tempo de horas líquidas de estudo necessário varia, mas que deve ser de, no mínimo duas horas. “Eu acho que você precisa se esforçar para separar, pelo menos, de duas a quatro horas de estudo por dia. Menos que duas horas eu já acho mais complicado”, aconselha ele.

Prova objetiva do INSS

  1. Língua Portuguesa.
  2. Ética no Serviço Público.
  3. Noções de Direito Constitucional.
  4. Noções de Direito Administrativo.
  5. Noções de Informática.
  6. Raciocínio Lógico-Matemático.

Além disso, se você foi aprovado, deve estar num patamar de conhecimento que vai permitir que seja bem sucedido também em futuros editais. E poderá escolher a vaga que apresentar melhores condições de trabalho e remuneração.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nomeou nesta quarta-feira (16/5) 1.150 aprovados no concurso público que ofereceu 1.875 oportunidades imediatas em todo o Brasil. Desse total, 250 peritos médicos e 900 técnicos do seguro social.

A prova objetiva do concurso do INSS contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

Antes de mais nada vamos responder à pergunta do título: Sim, é possível passar de primeira em um concurso público.

Infelizmente, esse candidato tem não mais que 0,5% de chance de aprovação. Entretanto, com organização e metas bem estabelecidas, em 8 meses (estimativa de tempo para a prova), com 20 horas líquidas semanais, o candidato pode chegar forte na prova (30% chance de aprovação). Já discutimos isso aqui antes.

Concurso INSS: nota de corte
A nota do último colocado, ou seja, do candidato 996º, foi 98, podendo então ser considerada essa a nota de corte do certame até o momento.

Analisando a distribuição de conteúdos, é possível perceber que os três assuntos mais presentes na parte da prova de Língua Portuguesa são Interpretação de Texto, tomando 64% das questões; Morfossintaxe do período e Pontuação, com 14% das questões cada.

Tema de redação: A reforma previdenciária em questão no Brasil.

Quais áreas são necessárias estudar?

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • O básico de Direito administrativo;
  • Competência básica com informática;
  • O básico de Direito Constitucional;
  • Noções de ética no trabalho público.

Há idade máxima em concursos públicos para aposentadoria? Como explicado anteriormente, normalmente não existe idade máxima para prestar concurso público. Todavia, a Lei Complementar nº 152, de 3 de dezembro de 2015, prevê a aposentadoria compulsória aos 75 anos.

Como é a pontuação da prova no concurso INSS? As provas objetivas foram compostas por 120 questões com duas alternativas cada, em que o candidato precisou julgar entre CERTO e ERRADO.