O que estudar antes do edital?

Perguntado por: lcavalcanti . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Matérias como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática têm um programa semelhante na maioria dos editais de concursos públicos. Esses temas são uma boa pedida para sua preparação antes da publicação do edital.

Além disso, costumes que são conhecidos também são incentivados, como estudar antes de sair o edital, porque depois o prazo fica apertado. Sobre o tempo de dedicação, Beto diz que é necessário que sejam separadas, por dia, no mínimo três horas de estudo, mas o ideal seria entre quatro e cinco horas.

Começar a estudar do zero no momento pós-edital pode ser difícil, mas saiba que não é impossível. Com um misto de organização, priorização, autoconhecimento e muita disciplina, você poderá atingir resultados excelentes em pouquíssimo tempo. Confira abaixo o passo a passo de como fazer isso.

Sim! Apesar do estudo para concursos públicos se beneficiar da especificidade, ainda é possível se preparar de maneira mais ampla e afunilar a sua procura com o surgimento de oportunidades. Nesse caso, contudo, a tática mais eficaz é o chamado estudo por carreiras.

Respondendo a pergunta inicial, portanto, podemos dizer que é possível passar em um concurso em 2 meses. Porém, para que isso se torne realmente viável e interessante, muitos pontos devem ser avaliados e organizados.

O recomendável é deixar de estudar 1 ou 2 dias antes para facilitar a chamada visão difusa, que é quando há concentração por igual entre todas as matérias. A chance de acerto, no caso, é maior pelo amplo conteúdo analisado pelo cérebro.

Recomendo, geralmente, cinco horas, para pessoas que têm um tempo mais livre para estudar e com esse tempo diário podem aproveitar ao máximo e ainda conseguir ter excelentes resultados.

Estudar antes da prova é ruim, mas uma boa alimentação pode ajudar nesses estudos. Aumente a capacidade de trabalho do seu cérebro dando-lhe o que ele precisa para funcionar corretamente.

40 da Lei 8666/93, que define o conteúdo do Edital, no preâmbulo deverá conter: - o número e ordem (da licitação) em série anual; - o nome da repartição interessada e seu setor; - a modalidade; - o regime de execução; - o tipo da licitação; - a menção de que o ato será regido pela Lei 8.666/93 e pela Lei 10.520/02, ...

Você pode até “zerar” alguma disciplina, não importa, o que interessa é a nota global da prova. Como exemplo, cito o concurso para Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo (AFR-SP). Nessa prova, exige-se o mínimo de 50% da pontuação de cada uma das três provas e uma pontuação global de, no mínimo, 60%.

No edital, você fica sabendo sobre as datas, etapas, valores, vagas e outros detalhes relacionados ao cargo e ao órgão em que vai trabalhar após a sua aprovação e posse. As bancas responsáveis pelo certame costumam realizar a publicação dos editais com, no mínimo, 45 dias antes das provas.

Publicação do edital
Assim, as provas acontecem em cerca de 60 ou 90 dias após a publicação do edital do concurso público.

Descubra como aproveitar ao máximo os estudos DEPOIS de ter estudado o edital completamente.
...
Então, vamos às dicas!

  1. Continue acelerando. ...
  2. Participe de fóruns e grupos. ...
  3. Saiba lidar com as LACUNAS. ...
  4. Saiba quais são seus índices de acertos e erros. ...
  5. Leia os atos normativos.

Embora geralmente não exista um prazo para a publicação do edital, o que mais vemos é um período que gira em torno de 3 a 6 meses.

Depende de alguns fatores. Há concurseiros que só conseguem encaixar na rotina 4 horas de estudo. O ideal é fazer valer dessas 4 horas. Mas há outros concurseiros que conseguem encaixar 8 horas de estudo na rotina, mas teve várias pausas durante o dia.