O que estraga um motor?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
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Misturar lubrificantes e fluidos de diferentes marcas e especificações causa perda de desempenho, desgaste em sistemas e, consequentemente, danifica as peças até estragar o motor do seu carro.

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros.

Veja alguns exemplos de peças que devem ser protegidas na hora da lavagem do motor:

  • Módulos (Freios ABS, carroceria, injeção eletrônica e etc);
  • Velas;
  • Terminais de bateria;
  • Alternador;
  • Caixa de fusíveis ou relés;
  • Bonina.

O motor do carro deve garantir uma direção tranquila e fluida. Um dos sinais de que o motor fundiu é a instabilidade do veículo. Se durante a condução o motor começa a trepidar, fica engasgando ou apresenta falhas, é hora de ir até a sua oficina mecânica de confiança.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil.

Boa parte dos problemas de funcionamento do motor são causados por combustível e/ou lubrificantes de má qualidade. Ao substituí-los por produtos de nível superior e eliminar as impurezas do sistema, resolve-se inúmeros problemas sem a necessidade de serviços de oficina.

Ao longo do tempo, o atrito entre as peças acarreta folgas e quebras nos componentes. Além disso, há um consumo aceitável de óleo previsto pelo fabricante. Portanto, a redução do nível é natural a cada 1.000 km.

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

3 anos

Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.

Pode jogar água no motor do carro? Pode lavar o motor do carro com água, porém não com muita pressão - caso contrário, pode atingir as vedações e danificar o veículo.

Entrada de água no motor é um problema que precisa de muita atenção. Isto porque a entrada de líquido na câmara de combustão, pode gerar desde “apagamento” do motor, até danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.

O ferro fundido é mais vulnerável e pode oxidar em certas condições. Por exemplo, o contato direto com a água ou com o seu vapor pode levar à oxidação do metal. A oxidação, por sua vez, conduz à corrosão e à ferrugem, o que pode diminuir a vida útil do motor.

Superaquecimento, correia dentada rompida e até problemas na injeção podem danificar o cabeçote do motor.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

Como evitar problemas no motor do carro

  1. 1- Faça revisões regularmente no motor do carro.
  2. Ao trocar peças do motor do carro, escolha marcas de boa procedência.
  3. 3- Abasteça sempre em locais de confiança.
  4. 4- Em caso de problemas no motor do carro, faça reparos apenas com os melhores profissionais. Auto Peças em Sorocaba.

Um motor que está apresentando problemas, via de regra, não se comporta de maneira constante. Começa a engasgar, falha e trepida durante a direção. Nesses casos, uma série de itens precisam ser verificados para evitar que o motor possa fundir. Por isso, levá-lo à oficina é o primeiro passo.

Quais são os principais sinais de um motor de arranque com problemas?

  1. Falta de acionamento. O sinal mais comum de que há algo errado com o motor de arranque é quando você gira a chave e o carro não é acionado. ...
  2. Estalos. ...
  3. Barulho de moagem. ...
  4. Ruídos estranhos. ...
  5. Cheiro ou fumaça.

Não deixe seu motor fumando. Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor. Inflação galopante.