O que estraga o motor de uma moto?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Os motores das motocicletas são menores do que os de carros e podem se desgastar mais rapidamente. É muito importante verificar sempre o nível de óleo (através da vareta ou no próprio painel, em alguns modelos). Saiba que rodar muito tempo com pouco óleo pode afetar diretamente o funcionamento da sua moto.

Quanto tempo dura o motor de uma moto
Tudo vai depender – e muito – dos hábitos do motociclista. Se tudo correr normalmente, ou seja, se você não sofreu acidentes o motor da moto pode durar entre 12 e 15 anos. Esse prazo pode aumentar se a moto for de alta categoria e o dono respeitar os prazos de manutenção e revisão.

O contato direto com o sol pode tornar a moto praticamente intocável por conta das altas temperaturas que os componentes metálicos podem atingir. Dessa maneira, para fugir disso, na impossibilidade de ter uma garagem coberta, a melhor alternativa é, de longe, uma capa para moto.

7 erros que detonam a sua moto

  1. Falta de atenção ao óleo. O primeiro erro que acaba com a motocicleta é não dar atenção ao óleo que se usa. ...
  2. Descuido com a suspensão. ...
  3. Ignorar a corrente. ...
  4. Limpeza incorreta ou falta de limpeza. ...
  5. Pneus descalibrados. ...
  6. Combustível ruim. ...
  7. Maus hábitos de direção.

O que NÃO fazer em sua moto

  • Não ande em alta velocidade. Claro, a velocidade pode fazer você voar na estrada, mas quando você está no trânsito da cidade, é preciso manter uma velocidade baixa. ...
  • Não carregue um passageiro sem o equipamento adequado. ...
  • Não dirija se você não se sente bem. ...
  • Não olhe para baixo.

Motor fundindo
Depois de muito tempo de uso, especialmente com sobreaquecimento, pode ser que você faça um teste colocando a chave na ignição e, em vez de ouvir o arranque, escute uma série de barulhos incômodos. Esse é um sinal de que você está lidando com um motor fundido, que precisa ser trocado quanto antes.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil.

O motor do carro deve garantir uma direção tranquila e fluida. Um dos sinais de que o motor fundiu é a instabilidade do veículo. Se durante a condução o motor começa a trepidar, fica engasgando ou apresenta falhas, é hora de ir até a sua oficina mecânica de confiança.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

Cuidados com a moto: 5 dicas para ampliar a vida útil

  1. Lubrifique as peças. ...
  2. Ajuste sempre a corrente. ...
  3. Fique de olho nos pneus. ...
  4. Cuidado com a temperatura do motor. ...
  5. Contrate um serviço de rastreamento.

Exceto para os cilindros revestidos, os fabricantes fornecem pistões sob medida que dependendo do modelo de motocicleta permitem até quatro retíficas.

Ligar a moto ao menos uma vez por semana, e deixar o motor funcionando por 10 minutos (em lugar ventilado) é a principal coisa que você deve fazer para preservar a vida útil da bateria e deixar o motor lubrificado.

Danos que a chuva traz para a moto
A umidade e a água são um dos principais motivos para o surgimento de ferrugem, oxidação e também estrago no motor e em alguns componentes da moto. Isso pode se agravar mais ainda quando o veículo fica muito tempo estacionado na rua ou em uma área descoberta.

Andar de moto na chuva pode ser extremamente perigoso. Portanto redobre a atenção, pois as possibilidades de um acidente aumentam e a dificuldade de pilotar a moto é completamente diferente. Em rodovias esse cenário se torna pior ainda.

As causas prováveis são: Obstruções no respiro da tampa do tanque de combustível; Sujeira no filtro interno do tanque; Obstruções no filtro ou nas passagens internas do registro de combustível (torneirinha);

A resposta é sim, porém não é uma lei. O que acontece é que o nosso principal objetivo, ao colocar a moto no neutro, é evitar o desgaste da embreagem, do cabo e evitar acidentes.

Não acelere a moto parada!
Quando estiver parado deixe a moto em ponto morto. Acelerar com a moto parada só faz gastar mais gasolina e superaquecer o motor. Se a moto ou scooter contar com sistema Idling Stop (que desliga o motor depois de três segundos parado), deixe sempre ligado porque funciona mesmo.

10 – Parte elétrica/eletrônica: água e eletricidade não combinam, desse modo evite ao máximo jogar água diretamente nos interruptores dos punhos do guidão, chicote elétrico, plugues e principalmente no corpo do acelerador do sistema PGM-FI injeção eletrônica.

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