O que estraga o conector de carga?

Perguntado por: ssouza . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A verdade é que as entradas do conector de carga estão sujeitas a acumular sujeira e fiapos ao ter contato com poeira, umidade e até mesmo nossas roupas.

Uma das causas mais comuns quando um celular não carrega é alguma sujeira impedir a conexão correta. Por isso, é importante verificar se alguma poeira, resquício de comida, pelo de animais ou qualquer outro material está obstruindo os contatos do celular ou do cabo. Use uma lanterna para fazer a verificação.

Outra coisa importante é não deixar muito tempo na tomada depois de ter atingido 100%. Isso pode ser prejudicial ao longo prazo pelo aquecimento que a bateria sofre, principalmente em aparelhos com carga rápida.

Pelas contas, ele pode durar até 2 anos, dependendo da frequência de uso de cada cliente. Não há ainda no mercado bateria de lítio que dure mais tempo que isso. O carregador portátil prejudica a bateria de meu dispositivo?

Não há um risco iminente em mexer no celular enquanto ele carrega. Principalmente, se estiver fazendo uso de um cabo e um carregador original, ou seja, o que veio junto do aparelho, da fábrica, ou de uma marca que seja não só compatível com o seu smartphone, como também de boa qualidade.

Certamente, os preços variam muito, mas sé possível encontrar este tipo de conserto de R$ 50 a 100. Lembrando que este sé um preço baixo a se pagar por algo que, com efeito, é fundamental para o bom funcionamento do seu smartphone.

Conecte o smartphone a um cabo, um carregador e uma tomada que funcionem e aguarde um minuto. Se um ícone de bateria aparecer, isso significa que o smartphone está desligado e carregando. Você já pode reiniciá-lo. Se uma luz vermelha aparecer, isso significa que a bateria está totalmente descarregada.

Por TechTudo

  1. Usar o carregador original. Carregadores originais são essenciais para ter uma melhor performance na hora de carregar. ...
  2. Carregar na tomada. Carregar o aparelho na tomada é muito mais eficiente do que plugá-lo ao computador. ...
  3. Colocar em modo avião. ...
  4. Desligar o aparelho. ...
  5. Não mexer no celular.

Pode ter sido um pico de energia ou então você estava usando um carregador que não é original ou do modelo exato do seu celular. Talvez a entrada micro USB do aparelho pode ter queimado. Procure uma assistência para que um técnico faça uma melhor análise. Olá!

Especialistas consultados pela nossa reportagem confirmam que, desde que você utilize fontes originais, certificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), não há riscos em deixá-las sempre na tomada.

Se seu carregador de notebook simplesmente para de responder e não dá mais mostras de que esteja ligado normalmente, é indício de que o carregador queimou. Verifique se a peça apresenta algum defeito físico, incluindo os cabos e conectores.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só.

Segundo o engenheiro eletrônico Eronides Neto, dependendo do material, existe essa possibilidade de “vício” na carga. “Essa perda é baseada na capacidade dos elementos químicos de reagirem, por isso, ela vai perdendo capacidade com o passar do tempo”, emendou.

Ao ativar a opção, o smartphone para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada.