O que estraga a geladeira?

Perguntado por: dbelem9 . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Colocar comida ainda quente na geladeira ou no congelador prejudica tanto o refrigerador quanto o alimento, que demora a resfriar e fica mais tempo exposto ao ataque de micro-organismos. Além disso, a comida quente esquenta as outras e pode estragar tudo.

Para começar, evite deixar sua geladeira em local que bate sol, perto do fogão ou do micro-ondas. São fontes de calor que vão prejudicar o funcionamento e aumentar o consumo de energia. E respeite os espaços de respiro, para haver uma boa circulação de ar ao redor do equipamento.

O desgaste das borrachas é algo muito comum, principalmente se o eletrodoméstico já tiver anos de uso. Uma geladeira com a borracha desgastada começa a não gelar corretamente, gerando aumento na conta de energia e, consequentemente, a forçar o motor, reduzindo o tempo de vida útil consideravelmente.

Se a geladeira parou de gelar, ou seja, se o resfriador da geladeira resfria pouco ou nada, pode ser um indicativo de que ela está sem gás. Outros sinais são: a parte interna do eletrodoméstico pode congelar muito rápido, a geladeira pode ficar pingando gotas d'água ou o tubo na unidade externa pode congelar.

Na linha branca quem lidera os números de reclamações é a Electrolux com 331 atendimentos, seguida do grupo Whirlpool / Brastemp / Consul com 308 e do grupo Mabe / GE / Dako / Continental com 202.

Verificar o termostato
Ele se chama termostato e sua principal função é regular a temperatura. Se na sua geladeira ele estiver em um número mais baixo, aumente. Ele pode ter desregulado sozinho e talvez seja esse o motivo da sua geladeira ter parado de gelar.

Alguns dos principais indícios de que está ocorrendo vazamento de gás são: Perda de performance do refrigerador, com o compressor funcionando; Presença de umidade no compressor; Presença de óleo ao redor de uma conexão.

Qual é a vida útil de uma geladeira? Estudos apontam que esses eletrodomésticos duram entre 10 e 16 anos – um período considerável se levarmos em conta que eles permanecem ligados 24 horas por dia.

Quando o problema de não gelar acontece em geladeiras convencionais é mais fácil de ser encontrado e solucionado, já que o defeito só pode estar no motor/compressor, no termostato, que é o aparelho que controla a temperatura dentro da geladeira ou algum vazamento de gás.

Se sua geladeira não gela a parte de baixo, o gás que passa pela condensadora pode estar vazando. O fluxo dele, na maioria dos modelos, é de cima a baixo, fazendo com que a parte inferior do eletrodoméstico resfrie. Esse tipo de problema só pode ser resolvido com ajuda de um técnico.

O equipamento de refrigeração deve ser posicionado de tal maneira que não receba sol, nem calor de outras fontes como fogões ou fornos. Quanto mais facilitada a ventilação ao redor do equipamento, melhor. Nesse sentido, recomenda-se que ele seja instalado afastado da parede em pelo menos 10 cm.

É normal? Sim, é normal. A água é proveniente do degelo automático do produto que será evaporada lentamente e naturalmente com o aquecimento do compressor, caso isso não ocorra e trasborde essa água, o Serviço Autorizado Consul deverá ser acionado.

Quanto tempo dura o gás da geladeira
Ainda assim, o intervalo aproximado de duração do gás refrigerante em uma geladeira varia entre 14 e 17 anos, sendo que essa referência corresponde a uma geladeira que fica ligada 24 horas por dia.

Você descobre isso mexendo na temperatura e esperando para ver como o refrigerador reage. Atente-se para dias muito quentes ou com muitas aberturas de porta, como festas, por exemplo, quando a reação pode acabar demorando um pouco mais.

Se o problema for ele , saiba que tem conserto sim, porém é considerado um dos consertos mais caros. Isso porque a manutenção é bem complexa e mais cara, além do valor da peça em si. Por essa razão as pessoas acreditam que quando o motor da geladeira está queimado não há como consertá-lo.

Continuar lendo O que estraga a bike?