O que estraga a caixa de marcha?

Perguntado por: idorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Condições de condução extremas: Condições extremas de condução, como dirigir em alta velocidade por longos períodos de tempo ou em terrenos acidentados, podem colocar uma pressão extra na caixa de marcha e causar danos. Certifique-se de dirigir com cuidado nessas condições e evitar forçar demais seu veículo.

Entre os problemas mais comuns estão a quebra do cabo de embreagem, a necessidade de troca do fluido de embreagem, vazamento do óleo na caixa de câmbio e até mesmo estrias no disco da embreagem.

A dica é realizar a troca de óleo da caixa a cada 60 mil km. Entretanto, é indicado também checar o nível do óleo do câmbio a cada 10 mil quilômetros, ou em casos de algum tipo de vazamento. Vale ficar atento: não ultrapasse 50 mil quilômetros rodados ou três anos de uso sem trocar o óleo.

Ruídos de pulsação, barulho de metal ou sons bruscos, é um dos sinais mais evidentes de óleo baixo no câmbio automático. O normal é sempre uma troca de marcha silenciosa, então escutar outro barulho em movimento que não seja o usual, pode ser preocupante e requer uma avaliação.

O desgaste do câmbio pode acontecer por falta de manutenção

  1. Não deixar o pé na embreagem enquanto está dirigindo;
  2. Não colocar a mão no câmbio e usar a alavanca só nas trocas de marchas;
  3. Não arrancar com o carro em segunda marcha.

O prazo médio para a troca do conjunto de embreagem é de 60 mil km, mas pode variar para baixo ou para cima, dependendo do modelo de automóvel e, principalmente, do estilo de condução do motorista.

Consequências da falta de óleo no câmbio automático
Desgaste prematuro: A falta de lubrificação adequada devido à falta de óleo no câmbio automático pode causar desgaste excessivo e prematuro dos componentes internos da transmissão, como engrenagens, discos de embreagem e rolamentos.

Engrenagens danificadas
Quando as engrenagens estão danificadas elas não permitem uma entrada correta das marchas, pois interferem uma na outra. Nesse caso, ao tentar colocar uma marcha, você ouvirá um ruído de “arranhão” e poderá até sentir, pelo toque da alavanca de câmbio, que há um problema.

Trata-se de uma proteção programada para evitar que o câmbio quebre. Nesse caso, o sistema pode se recusar a passar as marchas, por exemplo. Se isso acontecer o indicado é esperar o fluido da transmissão do veículo esfriar, tempo necessário para ele voltar ao normal.

O sinal de que a embreagem pode estar queimada é a dificuldade para fazer a troca de marchas. Resistência no momento de mudar a marcha é um forte indicativo de que o conjunto queimou ou está prestes a queimar. Sendo assim, é fundamental levar o carro a uma oficina para que os danos não se tornem ainda maiores.

Ausência de folga no pedal de embreagem
Além do pedal de embreagem com folga exagerada, um pedal de embreagem sem folga também é um problema para o sistema. Se o veículo se movimenta quando o pedal não está sendo tão acionado, é indício de que há uma deterioração do sistema de embreagem.

O custo de um reparo completo de um câmbio automático é de no mínimo R$ 5 mil, mas só é necessário em casos extremos. Por isso, é importante a troca de óleo do câmbio, pois o fluido é responsável por reduzir atritos e a resfriar o sistema.

Alguns recomendam sua troca em elevadas quilometragens, de 50 mil a 100 mil quilômetros.

5 anos

Recomenda-se realizar a troca de óleo do câmbio no mínimo a cada 50 mil quilômetros ou 5 anos, tempo suficiente para evitar problemas na transmissão.

do 5.2 lá ó aqui.

Em geral, os veículos de câmbio automático podem rodar até 150.000 km, se tiverem a manutenção e cuidados preventivos em dia. Do contrário, seu carro pode apresentar problema no câmbio automático antes dos 50.000 km.

Confira 5 sintomas de defeito no câmbio automático:

  1. 1) Ruídos estranhos na transmissão automática. ...
  2. 2) Patinação. ...
  3. 3) Problemas nas mudanças de marchas. ...
  4. 4) Vazamento avermelhado ou marrom-claro. ...
  5. 5) Aquecimento excessivo. ...
  6. Manual de Câmbio Automático do Simplo: reparo e manutenção.
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