O que estimula a contração do útero?

Perguntado por: rveloso6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. A oxitocina ficou conhecida também como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.

Fala-se sobre gengibre e canela, que são alimentos estimulantes e, teoricamente, deixam o útero mais sensível. Assim como o abacaxi que, por ter bromelina, ajudaria a amadurecer o colo do útero”, observou a especialista.

Normalmente, durante o trabalho de parto, enquanto acontecem as contrações, a pressão sobre essa bolsa aumenta e eventualmente ela acaba rompendo. Na maioria das gestações é isso que acontece, a bolsa rompe apenas durante o trabalho de parto.

A saída do tampão mucoso
Normalmente o tampão mucoso sai quando as contrações tornam-se mais intensas a ponto de provocar alguma alteração no colo uterino. A saída do tampão mucoso é considerado por muitos como um sinal de que o trabalho de parto está próximo.

À medida que o trabalho de parto se aproxima, o tampão mucoso se solta e é expelido quando o colo do útero começa a se abrir (dilatar). Quanto mais o colo do útero dilata, mais rápido o muco sai da vagina.

Aquelas que consumiram tâmaras regularmente apresentaram maior dilatação do colo do útero.

De acordo com as pesquisas, mulheres que consumiram uma média de seis tâmaras por dia, nas últimas quatro semanas de gravidez, tiveram mais facilidade no trabalho de parto.

Alimentos “quentes”
Comidas apimentadas, assim como gengibre e canela, são conhecidas por acelerar o parto.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas.

Exercícios para acelerar o trabalho de parto
Caminhar – Todas as gestantes sabem que caminhar ajuda no trabalho de parto2. Caminhadas por uma hora de manha ou à tarde, ajudam a dilatação e também fazem com que o bebê encaixe na pelve para sair.

Se em um intervalo de 30 minutos ocorrem três contrações, de maneira regular (uma a cada 10 minutos), você está entrando no início do trabalho de parto. A partir daí o bebê pode nascer dentro de minutos ou demorar ainda muitas horas. Cada parto é um parto.

Veja alguns sinais que indicam o início do trabalho de parto
Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso. Se seu tampão mucoso, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode estar começando.

“Na medida em que o momento do parto se aproxima, ele se dilata e se abre para permitir a saída do bebê”, completa. A abertura do colo do útero pode ser percebida em exame clínico ginecológico. No entanto, a detecção da gravidez deve ser realizada por meio de exame de sangue ou de urina.

Atenção – algumas dores ocorrem como pontadas na vagina. Isto acontece devido à pressão dos movimentos do bebê. Principalmente quando a gravidez está com mais de 37 semanas, essas pontadas, se forem frequentes, podem ser um indicativo de que o colo do útero está dilatando-se.

Na maioria das vezes, os médicos optam por deixar a dilatação acontecer naturalmente. Mas se necessário, podem intervir com medicações endovenosas, como a ocitocina, romper a bolsa, orientar a gestante a tomar banho de água quente ou fazer alguns exercícios para estimular a indução do trabalho de parto.

Durante uma contração, no início do parto, verificar quantos dedos cabem entre o fundo do útero (onde acaba a barriga) e a linha de sutiã (que é onde fica o processo xifoide) – nesse início é comum caber 5 dedos. Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos.

Pode dilatar alguns vasos musculares, mas a maior parte contrai.

Para indução farmacológica utilizamos um medicamento chamado ocitocina. A ocitocina é um hormônio produzido pela hipófise que tem a capacidade de induzir as contrações uterinas. Caso as contrações não iniciem espontaneamente essa medicação pode ser diluída em um soro e infundida para que iniciem as contrações.

O ideal é tomar 3 vezes ao dia.
Pode-se adicionar canela em pó também em preparações doces como bolos, tortas ou mingau, por exemplo, tanto para fazer descer, quanto para regularizar a menstruação.

O abacaxi é uma das frutas mais capazes de induzir o parto. Ele contém bromelaína, que "amadurece" o colo do útero e é um dos segredos do processo. Coma rodelas inteiras, tome suco ou faça uma vitamina de abacaxi.