O que estava escrito na carta de Senaqueribe para Ezequias?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Só tu és Deus e governas todos os reinos do mundo. Tu criaste o céu e a terra. Ó SENHOR, olha para o que está acontecendo com a gente. Escuta todas as coisas que Senaqueribe está dizendo a fim de insultar a ti, o Deus vivo.

Ele até tentou convencer Senaqueribe a desistir de invadir Jerusalém lhe oferecendo um tributo muito grande. Para pagar o tributo a Senaqueribe, Ezequias usou os tesouros do Templo e do palácio em Jerusalém (2 Reis 18:14-16). Mas Senaqueribe, através de seu enviado Rabsaqué, afrontou a Ezequias e ao Senhor.

1 Depois disso, Ezequias enviou mensageiros por todo o Israel e Judá, e escreveu também cartas a Efraim e a Manassés para que viessem à casa do Senhor em Jerusalém, para celebrarem a apáscoa ao Senhor Deus de Israel.

De fato, Jerusalém foi sitiada, mas a Bíblia registra que o cerco durou apenas um dia, quando o Anjo do Senhor livrou Seu povo.

Ezequias nos deixou uma grande lição: Deus sempre ouve os sinceros de coração, que confiam nEle mesmo diante do medo e da insegurança.

25Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

36 Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou, e ficou em Nínive. 37 E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; porém eles escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.

O rei Ezequias, após tem uma das maiores bênçãos de Deus, a da saúde, não aproveitou para testemunhar do Deus do céu para os seus visitantes. O rei orgulhoso apenas se preocupou em mostrar riquezas, ouro e armas.

O rei Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu.

A doença do rei Ezequias e sua morte
É inútil especular o tipo de doença que afligiu o rei de Judá. O que realmente se sabe é que sua doença era terminal e que o Senhor lhe enviou o profeta Isaías com a finalidade de lhe avisar para colocar sua casa em ordem antes de morrer.

Isaías 36–39: A História do Rei Ezequias.

Sentimento de humilhação que resulta de um insulto feito publicamente; vexame, desonra, humilhação. [Figurado] Comportamento ou dito que ofende a honra, manchando a boa reputação de alguma coisa: afronta aos preceitos cristãos.

Em Jeremias 34, aprendemos que Zedequias, o rei de Judá, e seu povo quebraram um convênio que tinham feito de libertar todos os seus servos, como haviam sido ordenados pela lei de Moisés (ver Deuteronômio 15:12). Como resultado, o Senhor disse a Jeremias que o povo e o rei seriam colocados em cativeiro.

Por outro lado, durante os 15 anos, Ezequias teve um filho, Manassés, que foi um dos piores reis de Judá, não somente idólatra, mas também perverso, pois chegou a oferecer seus próprios filhos aos ídolos das nações (2 Crônicas 33:1-7).

Senaqueribe, filho e sucessor de Sargon, iniciou suas campanhas militares com o intuito de reestabelecer a ordem e garantir a manutenção do Império. Sua primeira investida foi contra as revoltas na Babilônia, em 703 AEC.

Este profeta tinha muita fé e constantemente alertava o povo sobre a consciência do pecado e do quanto isto desagradava a Deus. Além disso, ensinava os mandamentos para que o povo pudesse se aproximar de Deus. Logo quando começou a reinar Ezequias reparou e purificou o templo.