O que está por trás do nome Coca-cola?

Perguntado por: nchaves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O seu nome foi feito a partir de dois dos seus ingredientes, a COCA (sim, da cocaína, que ela continha em pequena quantidade no início, no séc. 19 – parou de conter há muito tempo) e da COLA, que era retirada da NOZ DE COLA, uma árvore africana da família das esterculiáceas.

O seu nome foi feito a partir de dois dos seus ingredientes, a COCA (sim, da cocaína, que ela continha em pequena quantidade no início, no séc. 19 – parou de conter há muito tempo) e da COLA, que era retirada da NOZ DE COLA, uma árvore africana da família das esterculiáceas.

O novo mote é "Taste the feeling", que no Brasil foi traduzido para "Sinta o sabor". Trata-se do primeiro novo slogan para a marca em 7 anos, desde o lançamento de “Open Happiness” – “Abra a felicidade”, em 2009.

A Coca Cola se tornou uma das bebidas mais conhecidas e consumidas do mundo e a cor vermelha em sua marca foi muito bem pensada antes de ser estampada nos rótulos. O Vermelho representa emoção, paixão, prazer, energia, ação, é uma cor vibrante que, além disso está ligada ao apetite e ótima para cativar os clientes.

Seus 237 mililitros eram, à época, o maior volume de Coca-Cola que poderia ser comprado de uma única vez —daí o apelido de KS, uma abreviação de "king size". Mas o tempo —e a concorrência de suas primas mais generosas—- fez com que a KS acabasse sumindo do mercado.

John S. Pemberton concluiu a fórmula, mas foi seu contador quem apresentou o nome Coca-Cola. Frank M Robinson sugeriu que “os dois Cs ficariam bem nos anúncios”. E, com isso, Robinson também criou o hoje mundialmente famoso logotipo da Coca-Cola.

Em empresas como Coca-Cola, Nike, Apple, Starbucks e Amazon, os CEOs recebem, em média, 15,5 milhões de dólares por mês, enquanto a média salarial dos outros funcionários foi de 43,5 mil dólares ao longo do ano. Para além da remuneração, os CEOs contam também com bônus, ganho de participação e outras recompensas.

A Pepsi é um refrigerante criado em 1893, um pouco depois da Coca-Cola.

O primeiro 'refrigerante' patenteado na história foi o Soda Fountain, em 1819, nos EUA. Mas ainda eram produtos medicinais. Até o americano John Pemberton, em 1886, criar o mais famoso refrigerante: A Coca-Cola.

O refrigerante surgiu em 1676 em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar. Naquela época, não havia ainda descoberto a água misturada ao gás carbônico. Em 1772, Joseph Priestley realizou experiências acrescentando gás em líquidos, mas foi somente comercializado em 1830.

No dia 8 de maio de 1886, o farmacêutico americano John Pemberton preparou um xarope de extrato e folhas de coca, cafeína e água. O que era para ser remédio, virou a bebida mais popular do mundo.

O top 10 é completado por: Google (US$ 196,8 bilhões), Samsung (US$ 74,6 bilhões), Coca-Cola (US$ 57,4 bilhões), Toyota (US$ 54,107 bilhões), Mercedes-Benz (US$ 50,8 bilhões), McDonald's (US$ 45,8 bilhões) e Disney (US$ 44,1 bilhões). Segundo a Interbrand, a Tesla foi a marca que surpreendeu no levantamento.

O estudo também revelou que as famílias concentraram suas compras em 55 marcas ao longo do ano. Este é o 10º ano consecutivo que a Coca-Cola lidera o ranking, sendo comprada 6,6 bilhões de vezes durante o ano de 2021, quantia 3% maior do que o ano anterior, para consumo dentro de casa.

Coca-Cola é a marca de um refrigerante com sabor de noz-de-cola pertencente à The Coca-Cola Company que é comercializada em mais de 200 países. Saiba como essa marca se tornou o refrigerante mais valioso e vendido do Mundo.

Por que refrigerante é viciante? Os refrigerantes de cola e guaraná possuem cafeína em sua composição, uma droga que causa dependência. Além disso, a bebida possui um alto teor de açúcar, ingrediente também considerado muito viciante.

Segundo a The Coca-Cola Company, apenas dois executivos têm acesso à fórmula completa a qualquer momento e eles não podem viajar juntos. Quando um morre, o outro deve escolher um sucessor dentro da empresa e transmitir o segredo a essa pessoa. A identidade dos dois executivos em posse do segredo é em si um segredo.

Mas o UOL Jogos entrou em contato com a Coca-Cola para acabar de vez com qualquer dúvida no assunto. De acordo com a empresa, uma combinação entre água não gaseificada, corante caramelo e um conservante (benzoato de sódio) criava a ilusão de refrigerante dentro da miniatura.

A garrafa Contour, criada pelo artesão Earl Dean, ganhou o concurso por cumprir os requisitos que eram procurados: devia ser curvilínea e facilmente reconhecível mesmo no escuro ou partida. Rapidamente se converteu num ícone: em 1960, o Gabinete de Marcas dos EUA adicionou-a ao seu Registo Principal como marca.