O que está por trás da procrastinação?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

Segundo a neurociência, a procrastinação é uma decisão consciente e intencional do cérebro, que sempre prefere recompensas imediatas.

A procrastinação pode ter origem psicológica ou fisiológica. A primeira é mais comum. Geralmente, está ligada a distúrbios mentais como ansiedade e problemas de autoestima. Em alguns casos, o indivíduo costuma adiar a realização das tarefas por medo de reprovação.

Na maioria dos casos, TDAH e procrastinação andam juntos. Isso porque vários sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade fazem com que esses pacientes procrastinem com mais frequência e intensidade.

Sim, existe remédio para combater estes hábitos tão incômodos da nossa vida. Não estamos falando do consumo de alimentos saudáveis, uso de medicamentos naturais ou não, apesar que em muitos casos há uma necessidade latente de seu uso, como forma de maximizar a produtividade e sanar alguma necessidade física da pessoa.

Como deixar de procrastinar em 4 passos

  1. 1 – Reconheça que está procrastinando. ...
  2. 2 – Comece a usar técnicas antiprocrastinação. ...
  3. 3 – Crie pequenos rituais. ...
  4. 4 – Aumente a sua motivação.

Fazer um pequeno primeiro movimento é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação. O truque é definir uma meta baixa, “tão baixa que o hedonista em você, que prefere se sentir bem agora e lidar com coisas reais depois, não vai se negar”, resume o Quartz.

Quais são os 3 P's da procrastinação? Os 3 Elementos da Procrastinação Procrastinar, empurrar com a barriga, fazer a gestão abdominal das coisas, deixar para depois aquelas atividades que poderíamos fazer agora.

Como parar de procrastinar

  1. Descubra o que te motiva. Encontrar motivação é o primeiro passo para deixar a procrastinação de lado e dar o melhor para atingir seus objetivos de vida. ...
  2. Livre-se das distrações. ...
  3. Crie (e cumpra!) ...
  4. Divida metas em pequenas tarefas. ...
  5. Mensure seu tempo de estudos. ...
  6. Dê recompensas a si mesmo.

A nossa tomada de decisões, particularmente aquelas relacionadas à procrastinação, é em grande parte orquestrada pelo córtex pré-frontal, uma região do cérebro responsável por funções executivas, como planejamento, foco, impulsividade e tomada de decisão.

A dopamina exerce um papel fundamental no processo de motivação. Ao entender como o neurotransmissor atua no cérebro, é possível criar estratégias para superar a procrastinação. Isso facilita o desenvolvimento de bons hábitos e torna mais fácil alcançar nossos objetivos.

Manter uma lista de tarefas, seu local de trabalho ou estudo limpos e os estímulos externos e distrações sob controle ajuda bastante na organização. Saber onde está cada coisa é ótimo para economizar tempo e foco para realizar tudo sem problemas. Pense no que precisará durante o dia e deixe as coisas por perto.

Quais são os tipos de procrastinação?

  • O procrastinador perfeccionista neurótico.
  • O procrastinador sonhador.
  • O procrastinador preocupado.
  • O procrastinador rebelde.
  • O procrastinador dramático.
  • O procrastinador ocupado.

Para administrar melhor as suas tarefas, separe um tempo adequado para a realização de cada uma delas. Deixar a procrastinação não é uma tarefa fácil, mas dividir o seu tempo e fazer cada atividade em um período diferente ajuda a superar essa dificuldade.

O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.

Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade. Dessa forma, uma pessoa com TDAH pode ficar irritada e, ao invés de pedir ajuda, pode chorar, lamentar ou jogar algo para transmitir frustração.

Atraso pode estar ligado a determinados sintomas do TDAH
Os pesquisadores acreditam que essa situação acontece em função de a hiperatividade e a desatenção (presentes no TDAH) serem mais evidentes do que os problemas de comunicação e as estereotipias (presentes no TEA).

Embora pareça que eles procrastinam por má gestão do tempo, preguiça, stress ou desorganização, a procrastinação acontece por uma fragilidade na auto-regulação das emoções e do humor, um problema comum no TDAH.

Para evitar a preguiça, focar em tarefas importantes é fundamental. Isso se expande para todos os campos da sua vida, não apenas o trabalho. Se você tem algo importante a fazer evite distrações como celular, email, vídeos engraçados ou coisas do tipo.

Procrastinar no trabalho é adiar a entrega de uma tarefa ou concluí-la a tempo, mesmo que as condições favorecessem a sua finalização antecipada. Uma pessoa procrastinadora atrasa conscientemente suas entregas, mesmo ciente dos potenciais riscos para os resultados almejados com o projeto e empresa.

O primeiro passo é diferenciar o sentimento da preguiça – que acontece quando há falta de vontade ou motivação para as atividades diárias, enquanto a procrastinação te faz colocar determinadas tarefas em detrimento de outras.