O que está por trás da ingratidão?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A ingratidão é a característica da pessoa que não reconhece o bem que lhe foi oferecido nem a ajuda que lhe foi concedida. Escassez de afeto. A ingratidão pode ser observada de duas formas: uma através da insatisfação com a vida e outra através da insatisfação com as pessoas.

Dê a ele a oportunidade de lidar com seus sentimentos e pedir desculpas, se necessário. Lembre-se de que ninguém é obrigado a pedir desculpas. Dê a oportunidade, mas entenda se a pessoa não falar nada.

Significado de Ingratidão
substantivo feminino Característica da pessoa ingrata; qualidade de quem não reconhece o bem que lhe foi oferecido nem a ajuda que lhe foi concedida; ausência de gratidão. Comportamento ou atitude da pessoa que expressa falta de gratidão.

Em geral, a pessoa ingrata age dessa forma porque se considera superior aos outros.
...

  1. Tente colocar-se no lugar do outro. ...
  2. Mantenha o equilíbrio emocional. ...
  3. Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos. ...
  4. Estabeleça limites. ...
  5. Corte relações com quem se recusa a melhorar. ...
  6. Dê o exemplo e estimule uma cultura de gratidão.

A dor da ingratidão é medida pela intensidade que você ama quem a praticou. A ingratidão é uma doença da alma e só existem dois tipos de tratamento para a cura: um é muito amor, o outro muita dor. O ingrato é quem decide qual remédio irá tomar. Não ame as pessoas ingratas, pois o amor não é digno de tanta ingratidão.

É muito importante agradecer. O agradecimento é dessas dádivas para com o benfeitor que engrandecem aquele que recebeu a benfeitoria. O benfeitor o faz porque faz. Mas agradecer é um gesto de reconhecimento de que as pessoas não são obrigadas a fazer para nós.

adjetivo Que não agradece nem expressa agradecimento em relação às pessoas que o ajudaram, ou em relação às coisas que recebeu: menino mal-agradecido! Nunca me disse obrigado! substantivo masculino Aquele que é ingrato; sem reconhecimento; desagradecido: os mal-agradecidos não alcançam muitas coisas.

Por isso, a ingratidão está frequentemente associada a um sentimento de superioridade em relação ao outro. Além disso, os ingratos tendem a ser pessoas egoístas e vaidosas que, por nunca fazerem nada de bom em relação ao outro, também são incapazes de reconhecer quando alguém faz algo positivo em sua direção.

A pessoa ingrata nunca faz do outro uma prioridade. Ela nunca estará lá para ajudá-lo, atender aos seus telefonemas, responder aos seus e-mails etc. Ela só faz essas coisas se puder obter algo positivo em troca. Contudo, se o interesse for seu, ela provavelmente o ignorará.

O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado.

O mesmo que: mal-agradecida.

As pessoas gratas têm fé, já as pessoas ingratas são incrédulas. As pessoas gratas amparam, já as pessoas ingratas abandonam as outras pessoas. As pessoas gratas são cheias de amor, já as ingratas são cheias de desamor. Se você quer saber quem você é, olhe o que você sente e você vai saber se você é grato ou ingrato.

Quantas e quantas vezes, tanto na vida pessoal como na profissional, não ficamos indignados ao nos facearmos com a ingratidão de alguém a quem ajudamos, ou que tenhamos nos dedicarmos de alguma forma, sem ao menos receber um simples OBRIGADO.

SALMO 136 – A ingratidão de um filho dói no coração de um pai tanto quanto a nossa ingratidão dói no coração de Deus. A indiferença de um filho parte em pedaços o coração de um pai como nossa indiferença deixa triste o coração de nosso Criador, Mantenedor e Salvador.

E a decepção nada mais é do que perceber que se estava iludido, enganado sobre algo ou alguém. Assim, se você está amargando a dor de uma desilusão, agradeça a Deus por ter retirado dos seus olhos os empecilhos que lhe toldavam a visão. Passe a gostar das pessoas como elas são e não como você gostaria que elas fossem.

Desagradecido; ingrato. Plural: mal-agradecidos.

Quem não agradece o que tem, não merece o que não tem.

É a característica de quem não reconhece o bem ou a ajuda que recebeu. Quem é ingrato não agradece o que outra pessoa ou pessoas fazem ou fizeram por si. E esse sentimento pode causar muitos problemas na vida de uma pessoa e de quem estaria a sua volta.

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

1 Que tem ou expressa sentimentos de gratidão; agradecido, reconhecido: “– Não sejas hipócrita! …

ingratos

  1. Que não compensa o trabalho que se lhe consagra.
  2. Escabroso, difícil.
  3. Que não retém.
  4. Pessoa ingrata.