O que está levando os jovens a busca do corpo perfeito?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

O que está por trás da busca pelo corpo perfeito? A adolescência é um momento sensível. A fase marca a despedida da infância e a entrada para um mundo cheio de obrigações e cobranças. É nesse estágio que as pessoas dão mais importância para o social, buscando aceitação dos pares e identificação com grupos específicos.

A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências, desde problemas de autoestima até o desenvolvimento de distúrbios relacionados à autoimagem. O desenvolvimento de transtornos alimentares também é uma consequência comum e perigosa da imposição do padrão de beleza.

A busca pelo corpoperfeito” por meio de dietas restritivas, a percepção de que somente pessoas muito magras são bonitas, comentários a respeito do peso frequentes no ambiente familiar, questões genéticas: são muitos os fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver um transtorno alimentar, distúrbio psiquiátrico ...

Segundo Alessandra, o padrão de beleza existe para o indivíduo tentar atingir as imposições da sociedade. Entretanto, “é necessário entender e aceitar a forma do seu corpo”.

Na sociedade contemporânea, o corpo tem se configurado cada vez mais como um dos principais espaços simbólicos na construção dos modos de subjetividade de nossa época. Vários autores têm apontado a dimensão que o corpo passou a ocupar em nossa sociedade. Colocar o corpo em cena não é algo novo.

Ela explica que essa inadequação pode trazer consequências, como distúrbios psicopatológicos que afetam a vida do usuário, além de visões negativas de si, baixa autoestima, insatisfação e infelicidade, acompanhados de patologias como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo e de compulsão alimentar, como ...

O padrão de beleza inatingível que prevalece na mídia foi formado e retratado por redes de televisão, ilustrações na internet, revistas femininas, e principalmente divulgações publicitárias, mostram a forma como o corpo é visto, vendido e cobiçado, fazendo com que a exploração do corpo feminino ocorra em grande medida ...

Distúrbios alimentares são geralmente causados por pressões do padrão de beleza. Entre as causas apontadas para doenças como anorexia nervosa e bulimias de variados tipos estão o bullying e as representações midiáticas de corpos inalcançáveis.

Consequências da busca pelo padrão de beleza idealizado
Elas são inúmeras e incluem a angústia, depressão, distúrbios alimentares como bulimia e anorexia, obsessão pela magreza e procedimentos cirúrgicos estéticos.

Todo corpo estranho injetado no organismo pode ser rejeitado a curto, médio ou longo prazo. Dores locais, infecções, necroses de pele e embolia de vasos sanguíneos são sintomas mais recorrentes.

O foco nesses métodos para a obtenção do “corpo perfeito” traz inúmeros malefícios tanto para o próprio indivíduo quanto para as pessoas ao redor. O intenso almejo na perda de peso causa menor convívio social, consequentemente maiores chances de se desenvolver crises de ansiedade e quadro depressivo.

Todas as transformações da adolescência têm efeito sobre o comportamento alimentar, influenciado por fatores internos, auto-imagem, necessidades fisiológicas e saúde individual, valores, preferências e desenvolvimento psicossocial; e por fatores externos, hábitos familiares, amigos, valores e regras sociais e culturais ...

A imagem corporal sofre influência tanto das experiências passadas e presentes, reais ou fantasiosas, que cada ser humano tem ou teve com seu corpo, como dos papéis que a cultura atual atribui a este corpo, num determinado momento (FREITAS, 2009).

A sociedade nos impõe um padrão de beleza impossível para que a gente tente alcançar o corpo "perfeito" de qualquer forma e a qualquer custo, pois assim a gente consome diversos produtos e processos estéticos! Esse mesmo padrão é uma forma de opressão e controle para nós mulheres.

A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.

Portanto, destaca-se que os padrões de beleza construídos socialmente, têm influenciado as pessoas por uma busca excessiva em se igualar ao modelo corporal idealizado, e assim, acaba por influir em determinadas patologias, como a depressão, bulimia, ansiedade social, transtorno dismórfico corporal, entre outras.

Os primeiros registros dos vencedores datam de 776 a.C., mas há indícios de que as competições já eram realizadas 500 anos antes.

A preocupação com a estética tem levado a sociedade a uma busca frenética do “Corpo Perfeito”. Por sua vez, grande parte da mídia mostra-se também como responsável por esse comportamento, padronizando estereótipos e transformando os padrões de beleza em projetos de vida.

O corpo ideal é considerado o “corpo perfeito”, ou seja, tido como o padrão estético idealizado pela sociedade dominante, que dita o que é bonito e feio, assim como o que está na moda, tanto para os homens como para as mulheres.