O que está incluso na mão de obra?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Nessa conta estão incluídos os gastos com benefícios e encargos sociais e trabalhistas, bem como a própria remuneração paga aos colaboradores. Além dos custos, existem também as despesas relacionadas a essa mão de obra, que pode ser direta ou indireta.

Em via de regra, os gastos com materiais são maiores do que com a mão de obra, mas não há uma regra fixa ou um percentual exato para calcular isso. Especialistas afirmar que apenas com o material, uma casa vai consumir até 60% do orçamento. Já a mão de obra vai consumir o restante 40%.

No orçamento de mão de obra, os custos diretos estão relacionados à confecção de uma efetiva Composição dos Custos Unitários dos serviços contratados. Afinal, por meio dela, descobre-se quantas horas serão necessárias para a mão de obra realizar o serviço.

A forma mais simples de calcular esse preço é multiplicar o tempo necessário para realizar uma tarefa por um valor predeterminado — conhecido como custo de hora trabalhada. Dessa forma, é possível chegar a um valor justo para seu cliente sem que haja prejuízo para a oficina.

Mão de obra direta: quando o trabalho é diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço; Mão de obra indireta: quando o trabalho é realizado em atividades frequentemente indivisíveis, como a supervisão ou apoio à produção de manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza ou vigilância e etc.

Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.

O que são os custos indiretos de uma obra
Os custos indiretos são aqueles decorrentes da estrutura da obra e que não podem ser atribuídos diretamente à execução de um dado serviço.

A fase de acabamento é a parte mais cara da construção de uma casa, e representa, em média, 60% do seu custo total.

Normalmente os custos diretos são os gastos com materiais de construção, mão de obra, serviço e aluguel de equipamentos. Os custos diretos representam de 70 a 90% do gasto total da obra. Por isso, você deve ter uma atenção especial na hora de orçar estas despesas.

Cerâmicas, tinta, lustres, torneiras, piso e fechaduras são apenas alguns dos inúmeros itens que deverão ser adquiridos na fase final de construção da casa. Em média, o custo do acabamento pode ser 60% do custo total da construção, dependendo de fatores como preferências e requinte desejados.

A mão de obra terceirizada nada mais é do que delegar responsabilidades de uma determinada empresa a terceiros, ou seja, é quando uma organização contrata os serviços de outras companhias para realizar alguma atividade sem que ela tenha nenhuma relação ou vínculo.

> Via de regra, não poderá ser feita cobrança pelo orçamento. Na verdade, é direito do consumidor receber orçamento distinguindo os valores aplicados, tais como o de mão-de-obra e equipamentos, assim como a data inicial e de término do serviço , conforme preceitua o Art. 40 do CDC.

É bem simples! De forma geral, há uma única métrica que separa o custo da obra civil entre 60% para materiais e 40% para mão de obra. O que totaliza os 100% do montante disponível para o projeto.

Para ser clara: a empreitada é quando uma das partes executa a obra e recebe remuneração do contratante. Mas no caso, não há subordinação. O Código Civil prevê a empreitada em dezesseis artigos: do 610 a 626.

Contratação por obra certa
O construtor é responsável por assinar a carteira de trabalho do contratado. Além disso, o prazo de serviço não pode ser superior a dois anos, mas é possível prorrogação por igual duração.

Como são muitos os serviços oferecidos, os valores cobrados por um pedreiro costumam variar bastante dependendo do tipo de trabalho a ser realizado. A diária de um pedreiro é de R$ 360 ou então o valor de R$ 580 por m².

1. Trabalho manual de que resulta um produto. 2. Despesa ou custo da execução de uma obra.