O que está escrito no Portão do Inferno?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

O portão do inferno de Dante tem a famosa inscrição "abandone toda esperança aquele que por aqui entrar".

No círculo mais profundo do Inferno, o 9º e último círculo, Dante se depara com a alma dos traidores, pois segundo sua concepção filosófica, a traição seria o pior dos pecados.

Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.” Assim Dante resume o destino daqueles que se abstém. Daqueles que com o intuito de fugir da responsabilidade se atrevem a calar-se e esperar que o acaso resolva.

Trata-se de uma grande cratera, com 70 metros de diâmetro e 20 metros de profundidade, localizada em área de deserto na vila de Derweze, a leste do Mar Cáspio e 260 quilômetros ao norte da capital Achkhabad.

Por fim, chegamos ao último círculo do inferno, “O Lago Cócite”. É o abismo gelado de Lúcifer, no qual acontece a punição pelo pecado da traição, seja ela contra sua própria família ou a pátria. O ódio dos pecadores que aqui habitam é tão intenso, que uns alimentam-se dos cérebros dos outros.

“Abandonai toda a esperança, vós que entrais! Estas palavras estavam escritas em tom escuro, no alto de um portal.

Desse modo, segundo a mitologia judaica, Asmodeu ou Asmodeus é o rei do inferno, ficando abaixo apenas de Lúcifer na hierarquia dos demônios. Os nomes Asmodeus ou Ashmedai em hebraico, significa aquele que é consumido pelo fogo.

485 graus centígrados

Céu mais quente
O problema pode não ser falta de espaço, mas o inferno realmente é muito quente, com 485 graus centígrados. Está longe de ser um clima agradável de tarde de outono, mas ainda assim é melhor que o céu bíblico, que teria temperaturas de 525 graus centígrados torturando as boas almas.

No clássico da literatura A Divina Comédia, o italiano Dante Alighieri descreveu os nove andares do inferno, descendo de Jerusalém até o cafofo do demo.

O Inferno descrito por Dante está em forma de um funil, que segue em direção ao centro da terra, onde Lucífer está à espera. Em cada círculo são punidos pecados distintos, de acordo com seu grau de “gravidade” Os pecados menos graves são punidos nos primeiros círculos e os mais graves nos últimos.

E mais, explicou Galileu, o inferno era um espaço cônico, com cerca de 1/12 da massa da Terra e com o vórtice no centro do planeta.

Examinando 1 Coríntios 3: 15, os versículos em torno e outros textos da Bíblia, conclui-se que o inferno não é um lugar, que ele e seu fogo são figurados e que ele é mesmo temporário.

Seu Mapa do Inferno é uma paisagem infernal ricamente detalhada que descreve os círculos como um funil escalonado cheio de cenas específicas do poema.

Localizada no norte do Turcomenistão, na Ásia Central, a Cratera de Darvaza, de 69 metros de largura e 30 metros de profundidade, é curiosamente conhecida como “Porta do Inferno”.