O que está escrito na cruz de Cristo?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

O Branco significa o desejo de paz e de pureza d`alma exigida pela rígida moral religiosa e de costumes vigentes nos redutos, onde as 'virgens' representavam papel primordial na organização cabocla.

Nas traduções do Antigo Testamento da Bíblia para o Grego, foi feita a transliteração dos nomes “Yeshua” e “Yehoshua” para o nome único “Iesous”, que foi traduzido para o Latim como "Iesus" e para o Português como "Jesus". Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa "Jesus Cristo, o Messias".

Precisamos carregar nossa cruz a cada dia (Lc 14,25-33)
Estando diante de uma multidão que seguia Jesus, Ele dizia às pessoas que, para ser discípulo d'Ele, para segui-Lo de verdade, não era fácil. É preciso empenho para ir atrás de Cristo.

A palavra cruz também pode ser usada como uma interjeição, que significa "Deus me livre!", indicando espanto ou aversão em relação a alguma pessoa ou acontecimento. Ex: Cruz credo! Não me assuste dessa forma! / Cruzes!

Contudo, Pôncio Pilatos, recusou-se a condenar Cristo. Por três vezes hesitou em permitir a sanção máxima, mas, pressionado pela ameaça dos sacerdotes, que insinuavam que isto poderia ser levado ao conhecimento de César, e sob os gritos da população, que pedia a pena de morte, cedeu.

Foi afastado após dez anos em seu cargo e chamado a Roma. Como era inverno, ano 36 ou 37, não podia fazer a viagem por mar e foi por terra. Mas justo então morreu o imperador Tibério, em 17 de março de 37, e não voltamos a saber mais nada sobre ele.

Em latim, Pilatos perguntou: “quid est Veritas?” (O que é a Verdade?).

Tomar a cruz é percorrer com a mesma obediência ao Pai, o caminho de Jesus. É percorrer o caminho d'Aquele que aceitou “perde-se” para que nós tivéssemos vida. Só no seguimento a Jesus é que podemos encontrar vida.

No início do Cristianismo São Pedro, São Paulo e seus apóstolos desenhavam (para poder ser apagada caso chegasse algum Romano) a Cruz Patriarcal no chão para evangelizar, o que diferenciava a cruz de Jesus Cristo das outras é o segundo braço pequeno que representava a placa onde havia sido escrito INRI.

Numa palavra: proteção. Em um mundo repleto de símbolos, o que a cruz vermelha, o crescente vermelho e o cristal vermelho significam? São símbolos da proteção que o Direito Internacional confere aos doentes e feridos, assim como aos que prestam assistência, durante um conflito armado.

Iesus

Em latim, o nome de Jesus indica-se 'Iesus, Iesu'. Encontra-o escrito de formas diferentes, porque o latim tem declinações.

O nome Jesus vem do hebraico "JHVH", chamado de o tetragrama inefável, que significa a "Eternidade de Deus", pois HVH é o infinitivo hebraico do verbo ser, e o prefixo J, transpõe os verbos hebraicos para o futuro.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos.

Qual é a sua Cruz?” se propõe a fornecer ao público um entendimento melhor do centro-oeste brasileiro ao “abrir as portas” do cerrado de forma poética, sem cair nos estereótipos que mais confundem do que esclarecem.

Negar-se a si mesmo quer dizer “não” às exigências do eu, isto é, fazer desaparecer o eu, destruir o eu, para que se possa ver Cristo em nós. Negar-se a si mesmo é o mesmo também que “renunciar-se a si mesmo” e às exigências do eu.

Estar ao pé da Cruz significa “tornar-se discípulo”, realizando o que o Mestre fez, ou seja, servindo a partir do mandamento novo de amor[2]. Da cruz em que estava levantado, Jesus viu sua mãe junto ao discípulo amado.

O étimo de cruz é o latim cruce-. As expressões que cita significam "pregado numa cruz". Por outro lado, e para mais larga informação, a cruz é um dos símbolos atestados desde a mais alta antiguidade, e a tradição cristã enriqueceu prodigiosamente o seu simbolismo.

Ao lavar suas mãos, Pilatos fez o que o establishment sempre fez e continua a fazer: não assumir sua responsabilidade pela exclusão e pela opressão. Muito se equivoca quem pensa que os poderes estabelecidos pretendem “manter a paz”. O que, de fato, pretendem é “manter o poder”.

E assim foi Cristo a julgamento. O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás.