O que está escrito em Tiago 2 23?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

23 Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus. 24 Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé.

É como tornar-se “culpado de todos” (Tiago 2:10) porque o resultado é o mesmo: a separação de Deus (ver 1 Néfi 10:21). Nesses versículos, aprendemos a seguinte doutrina: Se cometemos mesmo um só pecado, tornamo-nos culpados perante Deus. “A graça de Deus é nossa grande e eterna esperança.

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago 2:23.

"A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." (Sl 25.14.) Abraão foi chamado amigo de Deus (Tg 2.23). Ninguém se torna amigo do outro só porque se assenta junto durante um culto, em um cinema ou restaurante. Amigo é aquele com quem se gasta tempo, com quem há intimidade.

A amizade é um dom de Deus para nós. Assim já dizia a palavra de Eclesiastes em 6,14 “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”. Quantas vezes pessoas cruzam nosso caminho e não entendemos tão bem, não é?

Nossa fé pode levar-nos a fazer boas obras, a obedecer aos mandamentos e a arrepender-nos de nossos pecados (ver Tiago 2:18; 1 Néfi 3:7; Alma 34:17). A fé pode ajudar-nos a vencer a tentação.

Em casa procure um espaço, mesmo um pequeno cantinho, onde você possa descansar e relaxar, seja lendo um livro, assistindo um filme ou apenas organizando seus pensamentos. Fale com Jesus e peça que a cada dia Ele aumente a sua fé, pois, com fé, preenchemos nossos corações de alegria e ânimo.

A Bíblia diz que a fé sem obras é morta porque a verdadeira fé salvadora produz uma mudança na vida de quem crê.

Tiago 2:14–26. Peça aos alunos que imaginem que um jovem tenha reconhecido que pecou. Ele acredita na Expiação de Jesus Cristo e na capacidade do Salvador de salvá-lo. Ele diz que tudo o que tem de fazer é acreditar e que o Senhor o perdoará sem nenhum outro esforço de sua parte.

Ele adverte os leitores a não serem amigos do mundo, mas a resistirem ao diabo e achegarem-se a Deus. Tiago 5 Tiago adverte os ricos devassos. Ele termina sua epístola com alguns conselhos breves sobre a responsabilidade dos santos para com os outros membros da Igreja.

5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5).

Eles eram Pedro, Tiago e João. Até se tornarem apóstolos, eles continuaram sendo os principais. Entre os três, o discípulo a quem Jesus amava estava com Ele por mais tempo (Lucas 5:4-11). Ele testemunhou Sua transfiguração (Marcos 9:2-3).

Judas

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição. Mas Jesus faz justamente isto.

A seguir daremos algumas dicas de como se aproximar do Senhor por meio da Sagrada Escritura.

  1. #1 Intimidade não nasce do dia para a noite.
  2. #2 Não precisa tentar ler do Gêneses ao Apocalipse.
  3. #3 Leitura Orante da Palavra.
  4. #4 Partilhe a Palavra com os outros.

Converse com Deus
Pode contar a Ele a respeito de seus problemas, sobre seus dias bons e ruins. E você pode orar com gratidão para agradecer a Ele por todas as coisas que aprecia em sua vida — grandes ou pequenas. Não importa quem você seja, Deus quer abençoá-lo e ajudá-lo a encontrar felicidade.

A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo: “Já não vos chamo servos (…), a vós chamei-vos amigos” (Jo 15, 15). Com a graça que Ele nos dá, ficamos tão elevados que somos realmente seus amigos. Com o mesmo amor que Ele derrama em nós podemos amá-lo, e estender o seu amor aos outros.

Parafraseando um pouco o Apóstolo Paulo, a “ [amizade] é sofredora e é benigna. [A amizade] não é invejosa, não busca seus interesses, não se irrita facilmente, não suspeita mal. [A amizade] nunca falha”. Como acontece com tudo o que é de valor na vida, é no lar que melhor satisfazemos nossa necessidade de ter amigos.

Quem encontra um amigo, encontra um tesouro”, diz a Bíblia, “Um amigo fiel não tem preço, é imponderável o seu valor. Amigo fiel é bálsamo vital” (Ecl 6,14-16).

A nossa fé tende a enfraquecer quando somos autossuficientes. Quando começamos a achar que as coisas vão funcionar pela nossa própria força, deixando de depender de Deus. Também, quando nos cansamos de esperar pela providência de Deus e fazemos da nossa maneira.