O que está escrito em Provérbios 29 2?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.

O capítulo 29 de Provérbios é o último que fala sobre os “Provérbios de Salomão que os homens de Ezequias, rei de Judá, transcreveram”. Na realidade, este capítulo contém os últimos provérbios escritos por Salomão.

Quando os governantes são corruptos, o povo também o é. Mas os justos hão-de ser testemunhas da sua queda. Corrige o teu filho e virás a estar tranquilo; ele encher-te-á de felicidade e de paz de espírito.

Muitos estudiosos concordam que tanto a influência indireta de Salomão sobre o livro de Provérbios, quanto sua autoria direta de grande parte do material do livro, é incontestável. Além de seu nome aparecer no livro, a própria Bíblia declara que o rei Salomão escreveu muitos provérbios (1 Reis 4:29-34).

28:2 Corrida pelo poder
“Pela transgressão da terra muitos são os seus príncipes, mas por homem prudente e entendido a sua continuidade será prolongada.”

O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína.

“Deixa a ira, e abandona o furor; não te enfades, pois isso só leva à prática do mal” (Salmos 37, 8)

Um elogio é comumente bem-vindo, mas a lisonja bem pode ser taxada como o “exagero do elogio”, algo um tanto quanto inoportuno, para dizer o mínimo. Assim, alguém que lisonjeia outrem lhe faz mal (não bem), e suas intenções devem ser bem sopesadas, à vista disso.

O uso da vara transmite sabedoria.
A vara da correção traz sabedoria para a criança. Ela humilha o coração da criança e expulsa a estultícia que está ligada a ela. A Bíblia explica desta forma: “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Pv. 29.15).

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática.

Ímpio (com acento) é também um adjetivo que significa herege, incrédulo, aquele que não tem fé. É também o indivíduo que possui valores contrários aos estabelecidos pelo senso comum. Ou ainda aquele que ofende a moral e a justiça. É uma pessoa que age com libertinagem, que abusa da liberdade.

O sacerdócio é o poder de Deus.
Em poucas palavras, é o governo de Deus, seja na Terra ou no céu; pois todas as coisas na Terra e no céu são governadas por meio dele, de seu poder, decisão e princípios, e é por intermédio desse poder que tudo se sustém.

Quem teme o SENHOR é feliz, mas quem se revolta contra ele cairá na desgraça. Como um leão furioso ou um urso feroz, assim é o governo mau que domina um povo pobre. O governador sem juízo será um ditador cruel; aquele que odeia a desonestidade governará por muito tempo.

Significado de Provérbio
[Religião] Segundo os textos bíblicos, frase que possui o intuito de educar ou de aconselhar; pensamento. substantivo masculino plural Provérbios. Livro bíblico ou Livro dos Provérbios do Antigo Testamento cujos textos têm o propósito de educar ou de aconselhar.

A sabedoria contida no livro de Provérbios abrange praticamente todos os aspectos da vida. Os provérbios abordam tanto as peculiaridades da natureza humana quanto a conduta básica de uma pessoa íntegra e o relacionamento adequado entre o homem e Deus.

Salomão

Salomão foi o rei bíblico mais famoso por sua sabedoria.

Pensamento: Jesus disse que não devemos temer outros oponentes humanos (Lc. 12:4-5). Quando tentamos agradar os outros, quando tememos o que outros podem dizer ou fazer a nós, colocamo-nos numa posição de grande vulnerabilidade.

Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.” “O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.” Muitas pessoas são lerdas em aprender mas apressadas em falar.

3 Praticar justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que lhe oferecer asacrifício. 4 A altivez dos olhos, e o coração orgulhoso, e a alavoura dos ímpios são pecado.