O que está escrito em Mateus 5 44?

Perguntado por: rresende8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

44 Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Orar pelo inimigo é algo que pode no mínimo libertar da raiva. Pode também fazer com que seu inimigo tenha uma outra atitude em relação a você. Precisa orar com sentimento? Ou seja, é preciso orar não tendo raiva do inimigo para que a oração funcione?

Passamos a amar nossos adversários quando evitamos a raiva e a agressividade em relação às pessoas das quais discordamos. Algo que também é útil é estarmos dispostos a aprender com essas pessoas. Entre outras maneiras de desenvolvermos o poder de amar outras pessoas, há o simples método descrito em um antigo musical.

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

Simplório, ingénuo , tolo. Superlativo: paupérrimo ou pobríssimo. Origem etimológica:latim pauper, -eris.

Quem Escreveu Esse Livro? Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro. Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo.

O natural é querer que a pessoa seja obrigada a reparar a injustiça ou a devolver o que tirou de nós. No entanto, o discípulo não quer o natural, e sim o sobrenatural. O discípulo quer o que apenas Deus pode fazer, que é uma mudança radical no mundo começando conosco.

Seja firme e verdadeiro – Não se importe se o adversário é desonesto, falso, dissimulado. Se você agir igual, dará armas para que ele use contra você. Se ele fez uma fofoca a seu respeito, chame-o e esclareça imediatamente. Se ele mente, fale sempre a verdade.

Depois de ensinar as bem-aventuranças e a lei maior, o Salvador deu um mandamento relacionado ao caráter de Seu Pai Celestial. O objetivo desta lição é ajudá-lo a entender o mandamento do Salvador de “[sermos perfeitos], como é perfeito o [nosso] Pai que está nos céus” (Mateus 5:48).

O amor de Deus procura relacionar-se com amigo ou inimigo, buscando o seu bem, sem perguntar pelo custo. Jesus, ao destacar essa nova orientação, surge com uma frase que tem sido responsável pela errônea doutrina do perfeccionismo, qual seja: portanto, sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste.

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!' Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos.

Por isso, Jesus nos adverte: “não enfrenteis o malvado”. Em outras palavras Ele nos orienta a não fazer questão por coisas que só os maus desejam e nos aconselha: “Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

Salmo 27. "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? * 2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

Salmo de Davi. 1 aContende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; bpeleja contra os que pelejam contra mim. 2 Pega do escudo e do broquel, e levanta-te em minha ajuda. 3 Empunha a lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.

Como orar

  • Comece sua oração.
  • Converse com Deus.
  • Encerre sua oração.
  • Aja de acordo com seus desejos justos.

Quando saíres à peleja, contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo mais numeroso do que tu, deles não terás temor, pois contigo está o Senhor teu Deus que te fez subir da terra do Egito.