O que está escrito em Mateus 23 23?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

23 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

A dureza do coração dos escribas e fariseus, impõem normas e leis que tornam o dízimo uma carga insuportável, tendo que se pagar até de plantas aromáticas como hortelã etc... Esquecendo-se do verdadeiro sentido do dízimo divino.

Ele disse: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim (…) se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias 3:10).

É o povo que descansa no Senhor, como ovelhas no aprisco. O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

O Salmo 23 é um salmo de confiança no cuidado e na provisão de Deus. Nesse salmo, Deus é comparado com um pastor amoroso, que protege suas ovelhas. Deus abençoa e guarda aqueles que O amam. O Salmo 23 foi escrito por Davi que, antes de ser guerreiro e rei, foi pastor de ovelhas.

Ressalte que não devemos pagar o dízimo só visando às bênçãos. Devemos fazê-lo com a atitude correta—com boa vontade, alegria e fé. Explique aos alunos que, no passado, o dízimo era pago “em espécie”. Em outras palavras, os membros da Igreja davam um décimo de seus ganhos em coisas como grãos ou gado.

De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que previa o pagamento de 10% dos rendimentos dos fiéis aos necessitados.

Todos os fundos de dízimo são usados para os propósitos da Igreja, o que inclui o bem-estar (que é o auxílio aos pobres e necessitados) os templos, a construção e manutenção das capelas, a educação, os materiais de currículo, em resumo, a obra do Senhor.

Ao pagar o dízimo, demonstramos gratidão por tudo o que Deus nos deu e Lhe devolvemos parte do que recebemos. O dízimo é usado para construir templos e capelas, traduzir e publicar as escrituras, fazer o trabalho missionário e de história da família e outras maneiras de edificar o reino de Deus na Terra.

O endro é uma planta muito utilizada como tempero e condimento, também podendo ser chamado por aneto (em italiano) ou dill (em inglês). Parente da cenoura, erva-doce e salsinha, ele é tradicionalmente utilizado na culinária do Leste Europeu e do Oriente Médio.

LEGUME (#Pv 15.17; Mc 4.32).

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova, diz o Senhor dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

A primeira menção distinta da palavra “dízimo” na Bíblia encontra-se no primeiro livro do Velho Testamento. Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão (…) e abençoou-o, e Abraão “deu-lhe o dízimo de tudo” (Gênesis 14:20).

Apesar da palavra “dízimo” significar dez por cento ou a décima parte de alguma coisa, a Igreja Católica flexibiliza, deixando como critério o que determina o coração do fiel. Nós podemos doar 5%, 3%, 12%, de acordo com a nossa disponibilidade financeira e a vontade de nosso coração.

"nada me faltará" - A confiança plena na provisão constante de Deus deve estar presente no coração do seu povo. Ele supre as necessidades dos crentes. Deus é o provedor e sustentador da nossa vida, por isso, creia que não faltará abundância espiritual, pão, paz, proteção e coragem para seguir firme em seu caminho.

“O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” é uma declaração bíblica que significa que Deus é Aquele que cuida dos seus filhos. Providencialmente Ele supri as necessidades daqueles que são seus e os apascenta como um pastor que cuida de suas ovelhas.

O Salmo 23 foi composto por Davi quando ele estava na casa de Saul, depois de matar o gigante Golias, refletindo como a sua vida era mais tranquila quando era apenas um pastor de ovelhas, mesmo a vida de um pastor de ovelhas não sendo tão simples naquela época.

O senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Deuteronômio 23. Moisés especifica os que podem e os que não podem entrar na congregação — Ele estabelece leis referentes à higiene, aos servos, à usura e aos votos. 1 Aquele a quem forem atrilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do Senhor.