O que está escrito em Mateus 22 21?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

21 Disseram-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai, pois, a aCésar o que é de César, e a Deus, o que é de Deus. 22 E eles, ouvindo isso, maravilharam-se, e deixando-o, se retiraram.

Se a pessoa um lugar a César, deve também dar um lugar a Deus, porque Ele é o Criador das coisas e de César.

Mateus 22 enfatiza a importância de aceitar o convite para entrar no reino de Deus e amar a Deus e aos outros. Também destaca a sabedoria de Jesus em responder às perguntas de seus oponentes e sua autoridade como o Messias.

Aprendemos o seguinte princípio com o que o Senhor fez pelos cegos e os coxos que vieram a Ele no templo: Ao frequentarmos o templo, o Senhor pode nos curar. De que maneira você acha que o Senhor pode curá-lo ao frequentar o templo?

Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

Tributar ao Senhor é dar-Lhe culto, adoração e honra. Evidente que adoramos o Senhor por tudo que o Ele tem feito e pelo que ainda vai fazer em nós e através de nós, mas o tributo ao Senhor deve ser prioritariamente por quem Ele é! Por causa da Sua grandeza, majestade e glória.

César Augusto: primeiro imperador de Roma, Caio Otávio César Augusto, governou de 27 a.C. a 14 d.C. Portanto, o nascimento e a infância de Jesus coincidem com o reinado de Augusto, como afirma o Evangelho de Lucas.

A palavra hipócrita deriva de uma palavra grega que significa “ator”. O hipócrita é alguém que finge ser algo que não é para receber reconhecimento ou sair lucrando. A hipocrisia é uma conseqüência do orgulho.

Nada de sonegar impostos: “Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra” - Romanos 13:7. Entre as tantas dívidas, Jesus é ainda mais enfático ao mostrar-se contrário: os débitos tributários.

bem

O bem é a única moeda que circula no Reino de Deus.

Amarás ao Senhor teu Deus

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.

22 Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito. 23 Porque o Senhor pleiteará a causa deles em juízo, e aos que os roubam lhes roubará a alma. 24 Não acompanhes o irascível, nem andes com o homem colérico, 25 Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.

Quem Escreveu Esse Livro? Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro.

39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

O fazer justiça é alegria para o justo, mas destruição para os que praticam a iniqüidade.” Esses versículos apresentam observações acerca da lei e da ordem nos mais diversos aspectos da vida. Os avisos vão desde a falta de benefícios duradouros do suborno até a maneira em que a violência é destruidora.

21 E ele disse-lhe: Que queres? Disse-lhe ela: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. 22 Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?

21. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. 22. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.