O que está escrito em Mateus 19 26?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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19:26 Mas Jesus percebeu os pensamentos deles, e disse-lhes: Aos homens isso é impossível; mas se eles renunciarem a todas as coisas por causa de mim, para Deus qualquer coisa que eu disser é possível.

No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto.

Como parte das comemorações de Páscoa, os israelitas sacrificavam um cordeiro e aspergiam seu sangue nos umbrais das portas. Esse cordeiro simbolizava a vinda do Messias, cujo Sacrifício Expiatório salvaria a humanidade da morte e do pecado [ver Guia para Estudo das Escrituras “Páscoa”, scriptures.LDS.org].)

O Criador, no princípio, quando nos criou homem e mulher disse: “O homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe” (Mateus 19, 5-6). Portanto, ninguém tem o direito de separar aquilo que Deus uniu.

1) Não há na Bíblia muitos textos que falam de forma profunda sobre o divórcio. No Antigo Testamento, somente Deuteronômio 24 trata de forma direta sobre o tema.

Dessa forma, precisamos esclarecer que não é preciso esperar prazo algum para se casar no civil após o divórcio. Ou seja, a partir do momento em que o juiz sentencia ou tabelião lavrar a escritura, a pessoa se torna divorciada e já pode formalizar a nova união.

Mas se o casamento está dissolvido, presumivelmente pelo adultério da “parte culpada,” ele está dissolvido para a “parte culpada” tanto quanto para a “parte inocente.” E se não há nenhum casamento, a “parte culpada” tem todo direito de casar novamente.

Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12). O enfoque das palavras de Jesus é diferente na declaração pública e na declaração privada.

Cremos que o casamento é o relacionamento mais sagrado que pode existir entre um homem e uma mulher. Esse relacionamento sagrado afeta nossa felicidade hoje e na eternidade. O Pai Celestial deu-nos a lei do casamento eterno para que nos tornássemos semelhantes a Ele.

Quando Deus une duas pessoas, ele não está pensando somente no casamento em si, mas em convergir aos propósitos do seu reino. Quando duas pessoas têm propósitos em comum, um fortalece o outro. Muitas pessoas perguntam: “Como faço para saber qual é a pessoa que Deus preparou para mim?”

Marcos 10, 6:9 – Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”.

Gênesis 26. O Senhor promete a Isaque uma posteridade tão numerosa quanto as estrelas do céu — Em sua semente serão abençoadas todas as nações — O Senhor faz Isaque prosperar, temporal e espiritualmente, por causa de Abraão — Isaque oferece sacrifícios — Esaú se casa com mulheres heteias para tristeza de seus pais.

A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento para conseguir o suco da fruta. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41

Até que a morte os separe – este é o prazo que Deus estabeleceu para o casamento de seus servos. Mc. 10: 9 Jesus disse: “portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Porém, morto o marido, a mulher está livre, podendo, se quiser, casar-se de novo.

A fé sempre tem a ver com as bênçãos, verdades e acontecimentos que ainda vão ser eficazes em nossa vida. Portanto, uma forma mais teológica de falar da mulher de Ló é dizer que ela não teve fé. Ela duvidou que o Senhor tivesse capacidade de dar-lhe algo melhor do que ela já tinha.