O que está escrito em Lucas 8 40?

Perguntado por: ilopes5 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa; Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão.

A filha de Jairo estava doente
Quando Jairo foi à busca de Jesus, sua filha estava gravemente doente. Contudo, a menina ainda não estava morta. Isso significa que Jairo inicialmente foi buscar uma benção de cura. Diante de Jesus, Jairo se prostrou aos seus pés e insistentemente lhe suplicou para curar sua única filha.

" Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo. "Onde está a sua fé?

40 O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo, enquanto procura o significado teológico da história.

É saber reconhecer que você precisa das outras pessoas. Jairo se prostrou diante de Jesus perante uma multidão. Com esse gesto ele estava dizendo: Senhor, eu preciso de ti, sou limitado e preciso de uma intervenção. Ele foi humilde e não teve receio de se expor mesmo diante de uma multidão ele compartilhou a sua luta.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

Significado: Derivado do hebraico Já''ir, ''que (Deus) faça brilhar (seu rosto)''.

Uma mulher que estava sofrendo com uma hemorragia (Marcos 5:25). Esta mulher foi curada depois de tocar no manto de Jesus (Marcos 5:28-29).

Após a súplica de Jairo, que aos seus pés, promete adoração, Jesus vai até a casa do homem e ressuscita sua filha, Débora.

A filha de Jairo ensina que nada está perdido! Absolutamente nada! Você já deve ter ouvido isso por milhares de pregações por aí, mas está é a mais pura verdade. Quando colocamos Deus em uma situação, seja ela qual for, devemos acreditar que nada está perdido.

Durante a travessia haverão tempestades. Se tua fé não estiver firmada naquele que tem poder de controlar os ventos e acalmar as ondas, o barco da vida naufragará, não chegará ao destino, o outro lado indicado por Jesus. Lembre-se: Jesus não ordena: “Vá para o outro lado do lago”.

Aqueles que “têm” são aqueles que recebem o que Jesus oferece – o Evangelho e todos os dons e bênçãos do Reino. Quando acreditamos em Jesus e obedecemos a Ele nós recebemos incontáveis bênçãos. Quem tem ouvidos terá estas coisas. Eles receberão mais porque Deus ainda tem muito mais para nós que cremos nEle.

"Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

Lucas 1,30-33: A explicação do anjo
Este filho deve receber o nome “Jesus”. Ele será chamado Filho do Altíssimo e nele se realizará, finalmente, Reino de Deus prometido a Davi, que todos estavam esperando ansiosamente. Esta é a explicação que o anjo dá a Maria para que ela não fique assustada.

Jesus disse que, se necessário, as pedras clamariam caso seus seguidores se calassem. Isto basicamente significa um indicativo de que a vontade de Deus não pode ser frustrada (Lucas 19:40). Mas este versículo que diz que até as pedras clamarão, precisa ser entendido à luz de seu contexto.

Quem concebe Jesus no seu coração sempre será motivado (a) a alegremente levar ao mundo a boa nova do Pai. O Espírito Santo nos enche de felicidade e nos motiva a ajudar as pessoas, a querer encontrá-las e falar para elas dos nossos sentimentos e da nossa vivência com a Palavra do Senhor.

Significa iluminado, luminoso, "aquele que transmite luz".