O que está escrito em Gênesis 224?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Um dos mandamentos de Deus é justamente honrar pai e mãe. Mas então, o que significa deixar pai e mãe e se unir a mulher? Esse trecho quer dizer que devemos viver uma nova fase na vida, onde junto ao cônjuge tomamos nossas próprias decisões e vivemos a vida a dois.

Honra teu pai e tua mãe; que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:1–4).

A Bíblia ensina que a mulher deve ser a pessoa mais importante para o marido e, da mesma forma, o marido deve ser o mais importante para a sua esposa. Um homem casado deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25).

1. Apoie e incentive seus sonhos, porque quando um homem faz dos projetos de sua mulher sua prioridade também, ele demonstra que ela tem valor. Nas pequenas ou grandes empreitadas da vida o marido deve encorajar e suportar sua parceira para que ela alcance seus objetivos.

Gênesis 22 conta a história de um dos maiores testes a que Deus submeteu uma pessoa. Antes de ler o capítulo 22, leia o que o Senhor disse aos membros da Igreja em Doutrina e Convênios 101:4–5. Enquanto lê Gênesis 22, coloque-se no lugar de Abraão ou de Isaque e pondere o que teria pensado em cada ponto da história.

Uma união apenas civil, sem se dar o casamento na Igreja Católica, não possui o vínculo de Deus, que torne ambos “uma só carne”, então essa união não está sacramentada por Deus, não havendo como se falar em indissolubilidade de vínculo se esse vínculo sequer foi formado.

Gênesis 22 fala sobre a ocasião em que Deus provou Abraão. O estudo bíblico de Gênesis 22 mostra como o patriarca hebreu demonstrou obediência, plena confiança na promessa de Deus e total compromisso com Ele.

Estudos mostram que os pais modernos passam mais tempo com os filhos que no passado, entretanto, eles não parecem mais felizes, independentes ou bem-sucedidos. Eles parecem mais perturbados, ansiosos e carentes. Para criar filhos saudáveis, basta priorizar o seu casamento e os filhos em segundo lugar.

Até que a morte os separe – este é o prazo que Deus estabeleceu para o casamento de seus servos. Mc. 10: 9 Jesus disse: “portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Porém, morto o marido, a mulher está livre, podendo, se quiser, casar-se de novo.

(Vide Levítico 20:9; Deuteronômio 21:18–21; Mateus 15:4; Marcos 7:10.) Hoje, deixar de honrar nossos pais não é crime capital em nenhum país, pelo que nos consta. Entretanto, o mandado divino de honrar pai e mãe jamais foi revogado.

Por que todas aquelas pessoas foram com ele? Quando Deus chama Abrão, diz: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gên. 12:1).

Mardoqueu era um judeu cujo bisavô tinha vivido no exílio da Babilônia. Ele adotou Ester, que era sua prima, quando ela ficou órfã. Quando a jovem se tornou rainha, Mardoqueu se tornou membro da corte e conselheiro do rei Assuero. Foi ele quem denunciou a Ester e a Assuero um plano de dois guardas para matar o rei.

Os parentes são pessoas relacionadas ao sangue ou ao casamento. Uma família é um grupo de pessoas, geralmente composto por dois pais e seus filhos, vivendo juntos como uma unidade. Esta é a principal diferença entre familiares e parentes.