O que está escrito em Gênesis 21-14?

Perguntado por: sneves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

14 Então se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e tomou pão, e um odre de água, e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino, e adespediu-a; e ela se foi, andando errante no deserto de bBerseba.

Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

Alguns diriam que o anjo foi insensível à dor de Agar, mas o fato é que o anjo estava ali para ajudá-la e sinceramente, empatia não muda nada na vida de quem está sofrendo. Logo que Agar fala de Sarai, o anjo então diz a ela para voltar e se humilhar diante de Sarai - exatamente o contrário que Agar tinha feito.

O Deus que vê, é o Deus que ouve, é o Deus de promessas: promessa de vida eterna, de salvação, de provisão. Agar foi alvo de uma promessa tão maravilhosa, uma promessa para sua geração. Todo aquele que crê em Jesus Cristo, da mesma forma, é alvo de uma promessa muito mais grandiosa, a promessa de salvação.

11 Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome aIsmael, porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. 12 E ele será ahomem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.

anjo Gabriel

Depois de ter saído da tenda, Agar caminha sozinha. O anjo Gabriel aparece para a serva, aconselha que ela volte para sua senhora e seja humilde: "Por amor à sua própria descendência, que será tão numerosa, que não poderá contá-la." Ela, então, volta ao acampamento e pede perdão à Sarai.

Sarai era mal vista por não ter conseguido gerar filhos para Abrão. Como uma mulher estéril era vista naquela época? A esterilidade, principalmente no passado, era vista como uma maldição.

Com mais de 90 anos de idade, a personagem descobrirá a sua milagrosa gravidez no capítulo desta quinta, 27.

O Senhor ordenou que os filhos honrassem os pais, dizendo: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra” (Êxodo 20:12). Honrar os pais significa amá-los e respeitá-los.

É isso o que significa ser um "filho da promessa" - ser nascido "não pela vontade do sangue, nem pela vontade do homem, mas de Deus" (João 1:13).

Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.

Gênesis 22—Por Que o Senhor Pediu a Abraão que Sacrificasse Isaque? “Por que o Senhor pediu uma coisa dessas a Abraão? Porque, sabendo qual seria seu futuro e que ele seria pai de uma posteridade incontável, Ele estava determinado a testá-lo.

Aprendemos com Sara que Deus é fiel; ele promete e cumpre no tempo dele; em sua soberania, ele é confiável; por isso, podemos depender totalmente dele. Ele é Eterno: o Senhor do tempo. Então, mesmo que eu vacile, é possível recomeçar e ainda assim, usufruir as promessas de Deus. Você confia nas promessas do Senhor?

A História de Sara
Como já dissemos, Sara foi a principal esposa de Abraão. Ela era cerca de dez anos mais nova que o patriarca. Além de esposa se Abraão, Sara também era sua meia-irmã por parte de pai, Tera (Gn 20:12).

… 4Abraão circuncidou seu filho Isaque, assim que ele completou oito dias de vida, exatamente como Deus lhe ordenara. 5Abraão tinha cem anos quando lhe nasceu seu filho Isaque. 6Então declarou Sara: “Deus me deu um grande motivo para sorrir, e todos os que souberem desta história muito se alegrarão comigo!”…

A maioria dos motivos do sofrimento humano é devido à falta de fé e comunhão com Deus. O livro de Gênesis (21.15-21), narra a história de Agar, mãe de Ismael, que foi rejeitada por Sarah (esposa de Abraão) e saiu errante para o deserto.

Após ser humilhada por Sarai, Agar fugiu em direção a Sur. No percurso, um anjo de Deus apareceu a Agar em um poço do deserto e a instruiu a retornar a Sarai, pois ela daria à luz um filho.

No deserto o anjo do Senhor visitou Agar ao lado de uma fonte, e lhe deu instruções para voltar à casa de Abraão. Além disso, ela também escutou que teria uma descendência muito numerosa (Gn 16:7-13). Ao regressar para junto de Sara, Agar finalmente deu à luz a Ismael.