O que está escrito em Ezequiel 40?

Perguntado por: iribeiro8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

1 Em 28 de abril, no vigésimo quinto ano de nosso exílio, catorze anos depois da queda de Jerusalém, a mão do Senhor veio sobre mim, e ele me levou para lá. 2 Numa visão, Deus me levou para a terra de Israel e me colocou num monte muito alto.

Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo. Uma figura de linguagem que mostra a condição de quem diz: a experiência de uma vida perdeu todo interesse e valor. Nem mesmo o medo não há!

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

O templo que ele descreveu era muito semelhante ao templo de Salomão.

Significa Deus fortalecerá, o fortalecido de Deus.

O livro de Ezequiel contém visões e profecias de Ezequiel, a quem o Senhor chamou para ministrar aos judeus cativos na Babilônia. Esse livro mostra que o Senhor Se preocupa com Seu povo onde quer que ele esteja.

Babilónia

29.21). O profeta não ficou completamente mudo, mas falava somente quando recebia alguma revelação da parte de Deus. Ezequiel pronunciou muitos oráculos aos exilados nos seis anos entre o seu chamado e a destruição de Jerusalém.

Ezequiel 2–3 começa a relatar o que Deus disse a Ezequiel como parte de sua visão da glória de Deus. (Ver Ezequiel 1.) De certo modo, esses capítulos contêm o seu “chamado para a missão”.

Os ossos secos - a nação de Israel
Deus explicou a Ezequiel que os ossos secos representavam a nação de Israel. Depois de muitos anos de desobediência, Deus tinha castigado os israelitas, entregando-os nas mãos de seus inimigos.

Como parte de seu plano de proteção, eles construíam torres nas muralhas das cidades e colocavam atalaias nas torres para vigiar inimigos que se aproximassem. Se o povo ignorasse os atalaias, colocavam-se em grande risco. Ao mesmo tempo, se os atalaias não cumprissem seu dever, toda a cidade poderia ser destruída.

Leitura da Profecia de Ezequiel. 15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16“Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos.

O que é Querubim:
Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins. Os querubins são mencionados em diversas passagens bíblicas.

Ezequiel 1:15-28 NTLH
Quando eu estava olhando para os quatro animais, vi quatro rodas no chão, uma ao lado de cada um deles. As quatro rodas eram iguais e brilhavam como pedras preciosas. Dentro de cada roda havia outra roda, atravessada, e assim, sem virar, as rodas podiam rodar em qualquer direção.

Esse é portão mais antigo e famoso da atual Jerusalém. Conhecido como a Porta de Susã, a Porta da Misericórdia, a Porta Oriental ou ainda a Porta Dourada, certamente foi registrado em algumas fotos suas, caso você já tenha visitado Israel.

11 Mediu mais a largura da entrada da porta, de dez côvados; e o acomprimento da porta, treze côvados. 12 E o espaço de diante das câmaras era de um côvado, e de um côvado o espaço do outro lado; e cada câmara tinha seis côvados de um lado e seis côvados do outro lado.

O templo é um lugar onde o Senhor habitará no meio de Seu povo.

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.