O que está escrito em Efésios 5 25?

Perguntado por: ifrutuoso . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

Em Efésios 5, Paulo fala sobre a importância da santificação entre o povo de Deus. Não podemos viver segundo as práticas pecaminosas da carne. Devemos fazer morrer o Velho homem, por meio da Palavra de Sagrada. É muito importante que aprendamos a compreender a vontade do Senhor Deus em nossas vidas.

Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne".

Efésios contém muitos ensinamentos e ideias que são familiares aos membros da Igreja hoje em dia, inclusive a preordenação, a dispensação da plenitude dos tempos, o Santo Espírito da promessa, a importância dos profetas e dos apóstolos, a ideia de uma única Igreja verdadeira e os diversos ofícios, chamados e funções ...

28 Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.

33 Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Deus nos uniu tão fortemente um ao outro que nenhum homem deve tentar evitar a sujeição; e onde o amor reinar, serão prestados serviços mútuos. Com exceção de reis e governadores, cuja autoridade é mantida a serviço da comunidade. É altamente apropriado que todos sejam exortados a se sujeitarem por sua vez.

A Bíblia compara o amor de Deus com o amor de um homem por sua noiva. A igreja é a noiva de Cristo, amada e protegida por ele. Como noiva, a igreja está comprometida com Cristo e deve ser fiel a ele. O casamento é o grande dia da noiva, quando ela se junta ao noivo.

Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11). Daquele momento até o presente, os seguidores de Jesus vêm esperando pela Segunda Vinda.

(2 Coríntios 9:7) Deus se alegra com quem dá com alegria
O ideal é que a mordomia cristã, assim como outras boas obras, flua de um coração cheio de amor por Deus e pelos outros, e não de um senso de dever ou obrigação (Mt 22:37-40).

A Epístola aos Efésios foi escrita pelo Apóstolo Paulo (ver Efésios 1:1).

Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.

Para resumir Efésios 6:5–9, comente que Paulo ensinou como deve ser o relacionamento entre servos e senhores. Na época do Novo Testamento, a servidão (ou escravidão) era comum em todo o Império Romano, mesmo entre os membros da Igreja. O conselho de Paulo não significa que ele aprovava a escravidão.

O autor da Carta aos Efésios é o apóstolo Paulo. Na saudação aos destinatários, o próprio apóstolo se identifica como o escritor da carta: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus […]” (Efésios 1:1).

25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.

É a disposição de estar pronto para entregar sua vida pela esposa, como Cristo se entregou pela igreja. “Não é amor que faz o casamento, mas é o casamento que faz o amor”. É compromisso que sustenta o amor, e não o contrário.