O que está escrito em eclesiaste 2?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Eclesiastes 2. Todas as riquezas e bens do rei são vaidade e aflição de espírito — Melhor é a sabedoria do que a estultícia — Deus dá sabedoria, conhecimento e alegria ao homem.

ou, o Pregador. Tudo o que se faz debaixo do sol é vaidade e aflição de espírito — Aquele que aumenta em conhecimento aumenta em sofrimento.

Eclesiastes 7:7-13 ARC
Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o longânimo do que o altivo de coração.

O livro de Eclesiastes foi escrito por alguém que chamava a si mesmo de “pregador” (Eclesiastes 1:1). O pregador ensinou que as condições de nossa vida mortal são temporárias e indica que Deus levará todas as obras a julgamento. O livro Cantares de Salomão é poético e celebra o amor entre um homem e uma mulher.

Nossa conclusão é que a redação do livro de Qohélet aconteceu por volta do ano 250 a.C., sua autoria não pode ter sido de Salomão, mas de alguém que viveu no norte da palestina, na fronteira linguística com aramaico.

Significado de Vaidade
Auto-crítica ou opinião envaidecida que alguém possui sobre si mesmo: sua vaidade sempre está acima de tudo!Ideia exageradamente positiva que alguém faz de si próprio; presunção, fatuidade, gabo: não teria a vaidade de intitular-se sábio.

A vaidade é a preocupação excessiva em suas próprias habilidades ou atratividade para os outros.

A perda da vaidade se manifesta nas pequenas coisas: o ganho de peso (que, muitas vezes, é acompanhado de um descuido com a própria saúde), o uso de roupas que não valorizam o seu biotipo (mas, que escondem o que estas consideram como “defeitos”) e a desatenção com o aspecto de unhas, pele e cabelo, dentre outros.

Como vencer a vaidade antes que ela te vença? Auto-reconhecimento – Conheça a si mesmo e seu talento. Não precisamos ser um pavão para sermos vistos, muito menos, reconhecidos. Comportamento – As pessoas admirarão o seu comportamento frente vida, e invejarão a sua ostentação.

Sofrimento causado pelo desgosto. Tristeza ocasionada por alguma dificuldade. Excesso de preocupação; ansiedade, angústia. Etimologia (origem da palavra aflição).

A mão esquerda de Deus jamais é mencionada. Está ligada ao castigo, à infelicidade, enquanto que a direita é sinal de bênção.

Salomão na velhice disse assim: “Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre. O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5).

E, até quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o seu entendimento e diz a todos que é tolo. Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar, porque a submissão é um remédio que aplaca grandes ofensas. Ainda há um mal que vi debaixo do sol, como o erro que procede do governador.

Em algumas tradições cristãs, como O livro da sabedoria de Jesus ben Sirac. Na tradição católica, mais comum no Brasil, Eclesiástico, nome que provém do latim e atesta o seu uso e popularidade: ecclesia significa igreja, ou seja, o texto era usado na Igreja, durante as missas e liturgias.

Tudo o que a sua mão encontrar para fazer, faça-o com todo o seu coração. O coração alegre aformoseia o rosto. Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeito com a sua própria ignorância.

Eclesiastes

Acredita-se que é de sua autoria os livros bíblicos Eclesiastes, Provérbios e “Cântico dos Cânticos”, além do "Salmo 127".

Se a vaidade tem a ver com o que queremos que os outros pensem de nós, o orgulho está mais relacionado à opinião que temos de nós mesmos, à autopercepção. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa, e é preciso destacar que nem sempre o orgulho é ruim.

Netemeyer, Burton e Lichtenstein (1995) definiram vaidade como composta por quatro traços: preocupação excessiva com a aparência, visão positiva (e exagerada) da aparência física, preocupação excessiva com a realização e alcance de metas e a visão positiva (e às vezes exagerada) da realização dessas metas.