O que esperar dos jovens de 2030?

Perguntado por: smatias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A natureza universal da Agenda 2030 implica que os jovens sejam considerados em todos os Objetivos e Metas. Os jovens são especificamente mencionados em quatro áreas: emprego, meninas adolescentes, educação e desportos para a paz.

O que podemos fazer hoje para os jovens do futuro? Considerando que essa parcela da população é quem vai assumir a força de trabalho e atuar em áreas como saúde, educação, economia e outras, prezar pelo amanhã delas é uma maneira de impactar positivamente também no nosso futuro.

A sociedade espera que os jovens principalmente estudem, se preparem para o futuro, se tornem cidadãos de bem e um dia trabalhem para a sociedade em que vive, porque são os jovens que são o futuro da sociedade.

A pesquisa do Instituto Cidadania aponta que educação e emprego são os assuntos de maior interesse para os jovens. Esse dado tem uma explicação fácil: o índice de desemprego juvenil é quase o dobro do índice para pessoas com mais de 25 anos.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Pessoas entre 18 e 24 anos tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam.

A Agenda 2030 afirma que, para pôr o mundo em um caminho sustentável, é preciso tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS, por sua vez, constituem uma ambiciosa lista de metas a serem cumpridas até 2030. O objetivo principal dessa nova agenda é não deixar ninguém para trás.

O jovem precisa de oportunidade para que toda a sua potencialidade seja desenvolvida e colocada a serviço de sua vida e de seus semelhantes. Oportunidade à saúde de qualidade, à educação que realmente o forme para as exigências do mundo atual, oportunidade de emprego, de viver e atuar dignamente na sociedade.

Mas existem muitos outros assuntos que os jovens atuais mais procuram ou desejam comentar, como é o caso da sexualidade, drogas e bebidas alcoólicas, exposição na internet, gestão financeira e até mesmo tópicos que envolvem a sua religião, como tipos de religiosidade, palavras de Deus e outros.

Estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo é uma excelente estratégia para tanto. O melhor, então, é ampliar o pensamento dos adolescentes, ajudando-os a enxergar além dos benefícios diretos de se construir uma carreira e ser um bom profissional.

A falta de segurança e de perspectivas profissionais somadas ao alto custo de vida e impostos elevados fazem com que 19 milhões de jovens brasileiros, na faixa etária de 16 a 24 anos, queiram deixar o Brasil em busca de oportunidades no exterior.

O tema dos jovens de 2023 foi anunciado pelas presidências gerais das Moças e dos Rapazes nesta terça-feira. De acordo com um comunicado enviado aos líderes locais em 6 de setembro, o tema dos jovens escolhido para 2023 é “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13).

Quais os problemas na adolescência mais comuns?

  1. Baixa autoestima. Por razões hormonais, os adolescentes passam por transformações em sua aparência de modo bastante abrupto. ...
  2. Falta de disposição. ...
  3. Falta de amigos ou isolamento social. ...
  4. Pressões escolares. ...
  5. Bullying. ...
  6. Relações amorosas. ...
  7. Vícios.

A crise econômica agrava os desafios. Para boa parte da população jovem, buscar emprego se tornou uma necessidade, em razão da queda da renda das famílias. Em 2021, o rendimento mensal real domiciliar por pessoa foi de R$ 1.353, o menor valor da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012.