O que esperar do RH em 2022?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Uma grande tendência da área de Recursos Humanos em 2022, é o foco no bem-estar dos colaboradores. Sim, este é um tema que já era considerado nas empresas, mas que ganha novas possibilidades e exigências por parte dos funcionários.

Em 2023, o RH terá que se reinventar ainda mais, para garantir o conforto dos colaboradores, reter e atrair talentos, treinar seus líderes e desenvolver seu potencial estratégico.

Danielle Corgozinho Lopes, Diretora de Pessoas, Planejamento & Projetos na Livelo, destacou que um dos maiores desafios do RH atualmente é "preparar a organização para enfrentar os desafios do futuro, através de uma cultura forte e ancorada em dados, metodologias ágeis e uma liderança preparada para lidar com mudanças, ...

O futuro do RH é construído com foco na transformação do setor em um campo estratégico, juntamente a novas tecnologias facilitadoras, no caminho da automatização. As mudanças do RH acontecem dessa forma porque o setor tem uma tendência, desde seu início, a se ocupar de diversas tarefas burocráticas empresariais.

Estarão em alta posições de Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento e de Business Partner. Além disso, o Head de RH será muito importante para liderar todas essas frentes. Os setores com maior procura são tecnologia e healthcare por estarem com alta demanda em seus respectivos mercados.

Algumas perspectivas de remuneração para 2022:
Gerente de Recursos Humanos (P/M): P/M – R$ 14.450 | 17.000 | 19.150; G – 19.600 | 23.000 | 25.950.

A Gestão de Pessoas tem se tornado cada vez mais estratégica, trazendo inovações tecnológicas para a rotina de trabalho e transformando o futuro do setor de Recursos Humanos com a ajuda de novas ferramentas e softwares para otimizar as tarefas, aumentando a produtividade.

A principal tendência em recursos humanos adotada no pós-pandemia foi o home office. Segundo estudos recentes, o modelo impulsiona inovação e muitos profissionais se sentem mais motivados e felizes de prestarem serviço em casa ou qualquer ambiente que escolherem.

Trabalhar com Recursos Humanos, além de ser gratificante, é essencial para que as empresas sejam competitivas e relevantes no mercado, afinal, é o RH que cuida do bem mais precioso de uma companhia: as pessoas. Por isso, há muitas possibilidades de vagas e de trabalhar com propósito.

O que são metas de RH? Meta é uma projeção quantificada de um resultado que deve ser alcançado em um período específico de tempo. O alcance dessa meta é medido por indicadores de desempenho de RH (geralmente em porcentagem e acompanhado periodicamente) que descreve o quão próximo você está de chegar na meta.

Muitas vezes, mesmo após a escolha do melhor candidato, o processo seletivo demora para ser finalizado porque a empresa ainda não definiu o melhor destino para o atual profissional que ocupa a vaga: o desligamento da empresa ou a transferência para outra área.

Quais são os principais cursos de pós-graduação na área de gestão de RH?

  • Desenvolvimento e Treinamento. ...
  • Recrutamento e Seleção. ...
  • Gestão de pessoas. ...
  • Coaching. ...
  • Direito e Processo do Trabalho. ...
  • Recursos Humanos e Finanças. ...
  • Psicologia Organizacional.

5 Principais Desafios Do RH e Como Agir Diante Deles | Nutricash

  • Aumento da competitividade.
  • Aquisição e retenção de talentos. Leia também:
  • Gestão de mudanças.
  • Melhoria da qualidade de vida no trabalho.
  • Seleção de pessoas.

Hoje, os treinamentos online estão entre as principais tendências de RH para 2023, e isso não se deve mais apenas à necessidade de distanciamento social, mas sim porque é uma excelente alternativa para o RH potencializar as habilidades do time de colaboradores.

Foi o início da evolução do RH. Assim, o RH deixou de focar na adequação dos trabalhadores à empresa e passou a se preocupar em oferecer benefícios aos colaboradores e também buscar formas de motivá-los e engajá-los. Para que eles produzissem mais e melhor, trazendo os melhores resultados para a empresa.

É difícil perceber que as percepções comuns que o RH é um lugar fácil para trabalhar, legal ou divertido, são completamente enganadas. É lógico, isso pode ser divertido. Mas quando é bem feito, é um trabalho difícil.