O que esperar do Curso de Fisioterapia?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O curso de Fisioterapia integra o rol de graduações na área da saúde. Ele é focado em formar profissionais altamente especializados para promover a reabilitação de pacientes por meio de terapias personalizadas, proporcionando melhorias significativas na capacidade física e funcional dos pacientes.

“Escolhi a Fisioterapia porque nós podemos ser colaboradores para a qualidade de vida das pessoas, ajudando na sua recuperação que pode repercutir inclusive na autoestima. Me apaixono cada vez mais pelos pequenos detalhes, pelo cuidado, pela superação do paciente e pela relação fisioterapeuta-paciente.

Fisioterapia: no futuro, 1 em cada 3 pessoas vai precisar de serviços de reabilitação - Blog Melhor Profissão. Embora a pandemia ainda não tenha acabado, especialistas afirmam que já é possível prever que, após esse período epidemiológico, os serviços de Fisioterapia continuarão sendo requisitados e em alta.

Para exercer a profissão, é necessário que o fisioterapeuta curse a faculdade de Fisioterapia, com diploma reconhecido pelo MEC, em que a grade curricular baseia-se em Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Anatomia, Bioquímica, Biofísica, Biomecânica, Neurociência e Cinesia, além de conteúdos de Ciências Sociais.

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios da Fisioterapia.

  • Melhora na postura.
  • Tratamento e prevenção de doenças crônicas.
  • Produtividade na prática de exercícios físicos.
  • Melhora das doenças respiratórias.
  • Controle da insônia.

Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

Eu espero uma carreira profissional satisfatória, me tornar uma médica bem sucedida. Quero manter contato com as amizades que eu tenho hoje. Quero uma humanidade mais consciente de que suas ações têm consequências. Quero me casar, ter uma família, enfim, desejo uma vida acima de tudo feliz.

O mercado espera que o profissional tenha habilidades, como saber lidar com pessoas, o que significa basicamente aprender a ouvir e a se colocar no lugar dos outros, e saber manipular informações, saber ler e comunicar suas ideias.

O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que avalia lesões de pacientes e, a partir de seu diagnóstico funcional ou fisioterapêutico, aplica e gerencia um tratamento utilizando meios físicos.

Vantagens

  • Recuperação rápida. Enquanto no hospital as horas de visita são limitadas, o contato com o paciente quando está em casa, é muito mais acessível. ...
  • Menos riscos de infecções. Hospitais são ambientes altamente contaminados. ...
  • Visitas familiares livres. ...
  • O cérebro gosta mais da casa. ...
  • Programa “Melhor em Casa”

R$ 2.773,00

A média salarial para Fisioterapeuta no Brasil é de R$ 2.773,00. A formação mais comum é de Graduação em Fisioterapia.

Outro ponto relevante determinado pela CREFITO é que o estágio em Fisioterapia só pode ser realizado a partir do penúltimo ano de formação. Uma vez que é nesse período que o aluno já possui bagagem teórica e desenvolvimento de habilidades para colocar em prática no estágio.

Em qual período de Fisioterapia pode estagiar? Segundo as regras definidas pela CREFITO, o primeiro estágio na área da Fisioterapia pode acontecer a partir do penúltimo ano do curso. É nesse período em que o estudante já terá uma bagagem de habilidades e conhecimentos a serem colocados em prática.

Como fisioterapeuta, você poderá trabalhar em hospitais, consultórios, clínicas, unidades básicas de saúde, escolas, empresas, clubes esportivos, spas e centros geriátricos.

A Fisioterapia estuda distúrbios relacionados aos movimentos do corpo humano, como lesões, problemas causados por má-formação, vícios de postura, acidentes e doenças que possam comprometer nossa capacidade física. O profissional dessa área trabalha tanto na prevenção quanto na recuperação de lesões.

O fisioterapeuta é um profissional de visão ampla que não precisa dominar somente técnicas para melhorar disfunções. Ele não deve tratar seu paciente como um caso isolado ou apenas focar em determinado distúrbio, mas desenvolver, ao máximo, seu potencial físico diante de uma limitação.

O curso de Fisioterapia possui conteúdos mais aprofundados e de certa forma complexo, por isso, não dá para fugir dos estudos. Por outro lado, por ser muito prático, você encontrará um estilo de curso bem divertido, completo e cheio de inovações.

Artigo 43 – É vedado ao fisioterapeuta exercer a atividade de docência e pesquisa sem que esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional de sua circunscrição, sempre que estas atividades envolverem assistência ao cliente/paciente/usuário ou prática profissional.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Uma boa educação, um governo honesto e atuante, um melhor serviço de saúde, proteção contra o crime e a violência, proteção das florestas, rios e oceanos, e o acesso à água potável e saneamento são as seis questões definidas pelos brasileiros como prioridades para que o mundo tenha um futuro melhor.

Uma resposta boa para a pergunta “Fale um pouco sobre você” seria mais ou menos assim: “Estou completando cinco anos de carreira na área de marketing de conteúdo e aprendi muito a meu respeito. Percebi, por exemplo, que me sinto mais realizado quando consigo criar histórias que ajudem e inspirem as pessoas.